23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Quem é Michel Temer; presidente em execício do Brasil

2016-05-12 06:46:00

Michel Miguel Elias Temer Lulia (Tietê, 23 de setembro de 1940) é um político, advogado, professor e escritor brasileiro e o 37º e atual presidente do Brasil. Filho de imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil na década de 1920, Temer nasceu e foi criado no interior paulista. Em 1963, graduou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde atuou ativamente na política estudantil. No mesmo ano, ele passou a trabalhar como advogado trabalhista. Na década de 1960, trabalhou como oficial de gabinete de José Carlos de Ataliba Nogueira e em um escritório de advocacia fundado por ele e outros três advogados. Temer começou a lecionar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1968 e na Faculdade de Direito de Itu no ano seguinte. Em 1974, concluiu um doutorado em direito público na PUC-SP.

Em 1970, Temer foi empossado procurador do Estado de São Paulo. Em 1978, tornou-se procurador-chefe da Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo. No mesmo período em que era servidor público, trabalhou no escritório de advocacia de seu irmão. Mais tarde, abriu um novo escritório com outros três advogados. Em 1982, publicou o best-seller Elementos de Direito Constitucional. Ele também publicou outros quatro livros relacionados às áreas jurídica e política. Posteriormente escreveu Anônima Intimidade, um livro de poemas e ficção escrito durante suas viagens entre São Paulo e Brasília.

Em 1981, Temer filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 1983, foi nomeado pelo governador Franco Montoro para a Procuradoria-Geral do Estado, permanecendo neste cargo até 1984, quando assumiu a secretaria de Segurança Pública. Em 1986, candidatou-se a deputado federal constituinte, mas obteve a suplência. Temer acabou tornando-se deputado no decorrer da Assembleia Nacional Constituinte, e defendeu a legalização do aborto e o presidencialismo e posicionou-se contrário a temas como a pena de morte, a estabilidade no emprego e a reforma agrária. Em 1990, concorreu a deputado federal, mas novamente atingiu a suplência. Durante o governo de Fleury Filho voltou a comandar a Procuradoria-Geral do Estado e, poucos dias após o Massacre do Carandiru, foi nomeado secretário de Segurança Pública.

Após ter sido eleito deputado federal em 1994, Temer foi escolhido para líder do PMDB na Câmara. Contando com o apoio do governo Fernando Henrique Cardoso, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados em 1997 e 1999. Em 2001, foi eleito Presidente Nacional do PMDB. Com a vitória em 2002 de Lula da Silva, Temer tentou sem sucesso fazer com que seu partido integrasse o novo governo, apesar de não o ter apoiado. No segundo mandato de Lula, Temer conseguiu com êxito tornar o PMDB parte da base governista. Em 2009, com o apoio do governo, foi eleito para a presidência da Câmara. Na disputa presidencial de 2010, apesar de não ser o nome preferido dos governistas, conseguiu ser escolhido para candidato a vice-presidente de Dilma Rousseff. Com a vitória de ambos, ele foi empossado vice-presidente em janeiro de 2011. No primeiro mandato, foi considerado por si próprio e pelo partido como um "vice decorativo". No segundo, ganhou mais poder ao comandar a articulação política. .

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete