20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Delcídio do Amaral pede cem dias de afastamento do Senado

2016-05-04 11:58:00

No dia em que pode ter seu mandato cassado, o senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) apresentou um novo pedido de afastamento do Senado. Dessa vez, não alega motivos de saúde, mas a necessidade de se ausentar por cem dias para "tratar de interesses particulares".

A licença foi apresentada nesta quarta-feira (4), mas pede o início do afastamento para a próxima sexta-feira (6).

Na terça (3), o Conselho de Ética do Senado aprovou o relatório que recomenda a cassação de Delcídio. A expectativa é que ainda na manhã desta quarta, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado vote o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que deve dar um parecer favorável pela constitucionalidade e juridicidade da peça.

Conforme revelou a Folha de S.Paulo, a presidente Dilma Rousseff tem pressionado Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, a pautar a votação da cassação do senador Delcídio do Amaral no plenário da Casa antes da apreciação da admissibilidade do impeachment da petista, previsto para 11 de maio.

Delcídio foi líder do governo no Senado em 2015 até ser preso em 25 de novembro. Após o episódio, o senador relatou a interlocutores ter se sentido abandonado pelo PT e pelo Planalto, que condenaram as atitudes do parlamentar.

Solto em 19 de fevereiro, poderia ter retomado os trabalhos no Senado, mas tirou cinco licenças médicas seguidas e até hoje não retomou o exercício do mandato.

O senador já disse que pretende votar a favor do impeachment de Dilma, a quem apoiava até ser preso. É justamente por isso que a presidente quer impedir que ele participe da apreciação de seu afastamento.

Se o Senado não apreciar o caso ainda nesta quarta, o processo pode ser pautado para quinta (5) ou para a próxima terça (10)

Ferraço, que relata o caso na CCJ, disse à reportagem esta manhã não ter certeza se há prazo suficiente para votar a cassação de Delcídio no plenário ainda nesta quarta, uma vez que o senador precisa ser notificado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete