33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Uma índia é morta e outro é ferido em confronto no Curussu Ambá

2007-01-09 12:30:00

Vilson Nascimento

Uma indígena morreu e pelo menos outro índio foi ferido a tiros na manhã de hoje durante confronto, supostamente com fazendeiros, na região do Curussu Ambá, na divida entre os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, onde índios guarani-kaiowá da Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia invadiram uma fazenda na madrugada da última sexta-feira, 5.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) que acompanhou o caso, as informações dão conta que um grupo de pessoas armadas e não identificadas, abordo de veículos teria chegado na fazenda invadida, a “Fazenda Madama”, no início da manhã de hoje com o objetivo de retirar os indígenas a força, já que o líder do grupo, Francisco Fernandes de 38 anos havia sido preso em flagrante na tarde de ontem, sob acusação de praticar assalto a mão armada e os invasores estariam sem comando.
Segundo as informações ouve confronto e a indígena Xurete Lopes de aproximadamente 50 anos, moradora da Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia acabou levando um tiro no tórax e morreu. Outro indígena, Valdeci Ximenes de 22 anos, também morador na Aldeia Taquapery acabou ferido com um tido na perna e está sendo atendido no Hospital Municipal de Coronel Sapucaia e informações indicam que outros indígenas com ferimentos de menores gravidades também estariam sendo atendidos no hospital da cidade fronteiriça, informações essas não confirmadas oficialmente.
Segundo a PMRv, após o confronto os indígenas, entre eles a índia morta e o ferido, foram colocado em um veículo, supostamente um caminhão, trazidos e deixados na região da Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia e não se tem notícias que tenha ficado algum índio na fazenda ocupada.
Agora a pouco uma equipe do Ministério Público Federal de Dourados coordenada pelo Procurador da República Dr. Charles Stevan da Mota Pessoa, acompanhada por policiais federais e agentes da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Amambai se deslocaram para a região de Coronel Sapucaia para acompanhar o caso.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete