26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Polícia Militar de Mundo Novo tem novo comandante

2015-06-25 11:17:00

O Terceiro Pelotão da Polícia Militar de Mundo Novo, que é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo no Município, além de efetuar a escolta de presos e fiscalização no trânsito, tem novo comandante.

 Em solenidade ocorrida no plenário da Camara Municipal de Vereadores na manhã de quarta-feira (24), o Segundo Tenente PM Gelton de Santana, que já respondia interinamente pelo cargo há pouco mais de um mês, foi formalmente empossado no lugar do capitão PM Joeder Martins, que assumiu o comando da Segunda Companhia da Polícia Militar de Iguatemi.

O evento foi marcado pela emoção do Capitão Joeder, que ao longo de quase três anos e meio, realizou várias modificações no “jeito de fazer segurança” no Município fronteiriço.

Graças a sua iniciativa, a Polícia Militar de Mundo Novo aderiu à filosofia de policiamento comunitário, resultando em uma maior proximidade entre a corporação e a população. Foram desenvolvidas ações sociais, tais como o Programa de Prevenção e Resistência a Violência e as Drogas-Proerd.

Destacam-se também a Campanha do Agasalho da PM, que com o apoio da sociedade, beneficia centenas de famílias carentes de Mundo Novo e região, além do tradicional passeio ciclístico anual, que em 2014, arrecadou cerca de oitocentos quilos de alimentos não-perecíveis, doados às entidades filantrópicas locais.

Outro ponto importante foi o surgimento de uma parceria informal com autoridades de segurança do Paraguai, que resultou no “repatriamento” de dezenas de veículos ao Brasil, além da captura em território paraguaio de meliantes brasileiros, que procuravam refúgio no País vizinho.
 Foragidos paraguaios também foram localizados e capturados no Brasil, como é o caso de Vilmar Acosta, o “Neneco”, suspeito de ser o mandante de diversos homicídios no Paraguai e que atualmente encontra-se detido em Campo Grande-MS, aguardando extradição para o Paraguai.

Integrante dos quadros da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul há 28 anos, onde ingressou na categoria de soldado, o Tenente Gelton de Santana, natural de Tapira-PR, com 49 anos de idade, bacharel em administração e com vasta experiência profissional, tendo comandado por muitos anos, equipes de rádio-patrulha, além de ter exercido vários cargos administrativos na Corporação, assume com o desafio de dar continuidade ao trabalho implantado pelo sucessor.

Ele está elaborando uma estratégia de policiamento que quando implantado, irá resultar em uma maior sensação de segurança no Município, que passa por uma situação de relativa tranqüilidade no que diz respeito a crimes contra o patrimônio, mas que carece de ajustes no trânsito e que neste ano, registra sete homicídios, contra apenas um em 2014. No ano passado, foram confeccionadas pela PM de Mundo Novo, aproximadamente três mil ocorrências, sendo a maior parte delas de abordagens a pessoas ou veículos.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete