23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

PM realiza em Amambai a maior apreensão de pasta base

2015-04-04 22:13:00

Vilson Nascimento

A Polícia Militar realizou na tarde desse sábado, 4 de abril, em Amambai, a maior apreensão de pasta base de cocaína na história da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar local.

A droga, um total de 280 tabletes que depois de pesada totalizou 281,5 quilos, era transportada nos quatro pneus do truque e no estepe de um caminhão Ford Cargo, cor cinza, placas AWE 0291 de Paranavaí-PR.

A apreensão aconteceu quando a guarnição da Polícia Militar realizava patrulhamento na região do Jardim Panorama, próximo a saída para Caarapó e apesar da chuva que caia, abordaram veículo de carga que se deslocava vazio.

Segundo a PM, ao ser indagado sobre o destino, o motorista do caminhão, Luciano Persseguini, de 37 anos, morador em Tapejara, no estado do Paraná, teria relatado que havia se deslocado até a cidade de Coronel Sapucaia para buscar uma carga de

banquinhos de madeira, mas como não teria dado certo tal carga, ele retornava vazio para o Paraná.

Desconfiados os policiais passaram a vistoriar o veículo e perceberam que os pneus do truque, que estava levantado, havia sinais de que haviam sido mexidos recentemente.

Diante da situação os policiais escoltaram o caminhão até uma borracharia e ao abrirem os quatro pneus do truque, mais o estepe, encontraram a droga.

De acordo com a Polícia Militar, ao receber voz de prisão, o motorista disse ter sido contratado por uma pessoa que conhece apenas por “Cabeça”, em Paiçandu, no Paraná e receberia R$ 10 mil reais para levar o caminhão com a droga até um posto de nome “Pinheirão”, na BR-323 em Paiçandu.

Segundo teria relatado Luciano aos policiais, ele teria chegado a Coronel Sapucaia na quinta-feira, dia 2 de abril, deixado o caminhão com a chave na região de uma serraria abandonada situada próximo ao acesso a Vila Nova e se hospedado em um hotel da cidade da fronteira com o Paraguai.

Nessa Sexta-Feira Santa, dia 4 de abril, ele teria apanhado o caminhão já pronto para viagem no mesmo local que havia deixado.

Segundo a Polícia Militar, Luciano Persseguini teria relatado ainda que sabia que havia algo ilícito no veículo de carga, mas não tinha conhecimento que se tratava de pasta base de cocaína.

Depois de preso, o motorista, juntamente com o caminhão e a pasta base de cocaína foram entregues na Delegacia de Polícia Civil em Amambai.

Depois de autuado em flagrante por tráfico de drogas, crime que em caso de condenação acarreta em uma pena que varia de 5 a 15 anos de prisão, Luciano foi encaminhado ao EPAm (Estabelecimento Penal de Amambai), onde permanece preso à disposição da Justiça.

Duro golpe no narcotráfico

Para a polícia a apreensão realizada nesse sábado em Amambai representa um duro golpe nas finanças do narcotráfico.

Estima-se que os mais de 280 quilos de pasta base apreendidos renderiam em torno de 700 quilos de cocaína, cujo quilo custa em média 3,5 mil dólares e mais pelo menos 300 quilos de crack, que é um subproduto condicionado com resíduos que sobram da pasta base após o refino da cocaína. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete