21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Em menos de 48h SIG desvenda latrocínio e prende 6 em Amambai

2015-02-20 19:17:00

Vilson Nascimento

Em menos de 48 horas após o crime o SIG (Setor de Investigação Geral) da Delegacia de Polícia Civil local, com apoio do DIP (Departamento de Inteligência Policial) com sede em Campo Grande, desvendou um latrocínio ocorrido na cidade, em Amambai e prendeu seis pessoas, entre elas quatro menores, envolvidas na ação criminosa.

O caminhoneiro Paulo Godoy, de 63 anos, foi assassinado com 12 facadas dentro se sua residência na noite de terça-feira de Carnaval, dia 17 de fevereiro.

Segundo o SIG, Paulo, que morava só, foi esfaqueado sobre o sofá da sala, posteriormente e teve o corpo arrastado pelos criminosos até o banheiro da casa onde foi deixado.

De acordo com a polícia, após matarem o caminhoneiro os marginais teriam furtado dois celulares modelos simples de pequeno valor e alimentos, entre outros objetos.

O corpo de Godoy, que trabalhava no transporte de grão em Amambai, foi encontrado por vizinhos na quarta-feira, dia 18, que acionaram a polícia.

Investigação e identificação dos autores

Ao tomar conhecimento do crime, investigadores do Setor de Investigação Geral da Delegacia de Amambai passaram a atuar no caso e em menos de 48 horas conseguiram identificar e prender seis pessoas, segundo a polícia, todas envolvidas diretamente no latrocínio (roubo seguido de morte).

O SIG chegou aos autores, todos indígenas, parte moradores na Aldeia Limão Verde e parte desaldeados que perambulam pelas ruas da cidade e em aldeias da região, aconteceu após levantar informações, inclusive sobre um dos celulares da vítima que estava em poder de uma indígena na Aldeia Amambai.

A prisão dos acusados, Valdesco Riquelme, de 23 anos, de Rodrigo Matias, de 24 anos e dos demais envolvidos, três garotos e uma garota com idades entre 12 e 16 anos, aconteceu no decorrer da quarta-feira e dessa quinta-feira, dia 19 de fevereiro em diferentes pontos da cidade.

De acordo com o SIG, todos os acusados detidos confessaram participação no latrocínio, mas nenhum assumiu ser o autor das facadas que matou o caminhoneiro.

Segundo os investigadores, todas as pistas levantadas e depoimentos de outros envolvidos apontam Valdesco Riquelme, que inclusive já teria tentado matar a própria mãe, como sendo o autor dos golpes de faca contra o Paulo Godoy, mas ele nega e aponta um dos adolescentes apreendidos como sendo o autor.

De acordo com a Polícia Civil, durante o processo de investigação o SIG recuperou os dois celulares da vítima, apreendeu um par de tênis que estava com um dos acusados, cujas ranhuras do solado batem com as pegadas encontradas envolta da residência da vítima e também levantou outras provas que incriminam o bando.

Segundo a Polícia Civil, a vítima, que dias antes do crime teve a casa arrombada e objetos furtados, tinha costume de assistir televisão com a porta aberta e a luz apagada, o que pode ter facilitado a ação dos criminosos.

De acordo com o SIG, ao serem presos os envolvidos teriam relatado que Paulo Godoy foi morto porque teria respondido de forma hostil a um dos criminosos.

O corpo de Paulo Godoy foi encaminhado para a cidade de Apucarana no estado do Paraná onde moram seus familiares para ser velado e sepultado.

Juiz negou prisão preventiva

O juiz Eguiliell Ricardo da Silva, de Ponta Porã, que estava atuando em substituição na Comarca de Amambai no decorrer de semana negou o pedido de prisão preventiva representado pelo delegado, Dr. Bruno Trento Hein que também atua como substituto na Delegacia de Amambai.

Com a decisão do magistrado de Ponta Porã, a Polícia Civil passou a ser obrigada a soltar os acusados que deverão aguardar o desenrolar do processo em liberdade.

Matéria atualizada às 19h17 do dia 23 de fevereiro

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete