24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Violência cresce 30% em 2 anos e MS registra dois assassinatos por dia

2015-02-15 13:23:00

As estatísticas mostram que a violência em Mato Grosso do Sul cresceu espantosos 30% nos últimos dois anos. Isso representa dois assassinatos por dia, conforme analise comparativa entre os dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro), referentes aos últimos três anos (2013, 2014 e 2015).

 

Segundo dados da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) do dia 01 de janeiro até hoje, 10 de fevereiro de 2013, 65 casos de homicídios, na forma dolosa, foram registrados em Mato Grosso do Sul.

 

Em 2014, o número saltou para 71 casos no mesmo período. E em 2015, o número cresceu para 88 casos. Um aumento gradativo de 19,7% em comparação com o ano passado e 30% em relação aos dois últimos anos (41 dias). Somente na Capital já foram registrados 13 casos de homicídios este ano.

 

O titular da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios), Weber Luciano de Medeiros, acredita que o aumento no número de casos é decorrente, em sua maioria, do consumo excessivo de álcool entre outras drogas, bem como, praticados de forma passional, por impulso.

 

“Infelizmente esses números são reflexos da instabilidade vivida na sociedade. Hoje o sujeito mata o outro por qualquer coisa. E também muitas vezes esses crimes são praticados de forma não pensada. O que podemos notar é que houve uma diminuição nos crimes premeditados, mas a pessoa acaba cometendo o crime no impulso, por conta de um desacerto ou algo semelhante. E o que mais preocupa é a banalização de tais crimes”, a exemplo do jovem Franklin Willyan, 24 anos, encontrado morto nos fundos do campo de futebol da Associação Adventista na manhã de segunda-feira (9). Ele teria se desentendido com o autor do crime por causa de uma partida de futebol transmitida na televisão.

 

“Novamente eu digo que é uma coisa que temos que lamentar. Porque essas discussões sempre existiram e sempre irão existir, mas é além de tudo uma questão cultural. Esse aumento da violência é um problema que não é só nosso, do Mato Grosso do Sul, é um problema global”, ponderou.

 

Já o titular da 7ª DP (Sétima Delegacia de Polícia), Geraldo Marim Barbosa, acredita que grande parte dos crimes ocorrem pela dificuldade de se prever ou se impedir que aconteça.

 

“Muitas vezes esses crimes ocorrem por impulso, mas não quer dizer que não sejam premeditados. Porém, são crimes que não tem como a gente combater de uma forma preventiva direta”, concluiu.



Em Caarapó, somente neste início de 2015, já foram registrado dois homicídios na cidade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete