12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

PM prende em Sapucaia dupla que traria maconha para Amambai

2014-11-22 20:45:00

Vilson Nascimento

A Polícia Militar prendeu no final da tarde desse sábado, 22 de novembro, em Coronel Sapucaia, dois indivíduos com maconha que abasteceria pontos de venda, as chamadas “bocas-de-fumo”, na Aldeia Amambai, em Amambai.

Os indígenas, Antônio de Souza Vasque, de 34 anos e Douglas Rocha dos Santos, de 18 anos, ambos já com passagens pela polícia por assassinato, foram flagrados quando se deslocavam a pé pela Rodovia MS-289, no sentido a Amambai.

Segundo a polícia, cada um carregava uma mochila contendo cinco quilos de maconha que juntos totalizaram dezesseis tabletes da droga.

De acordo com a Polícia Militar, ao ser presa a dupla disse que pretendida se deslocar a pé pelos cerca de 45 quilômetros que separa Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai até a cidade de Amambai, tendo em vista a facilidade de se esconder em caso de se deparar com a polícia.

Drogas vêm causando estragos nas aldeias

A entrada de drogas nas aldeias, a maior parte das vezes trazidas por indígenas como a dupla presa em Coronel Sapucaia, tem comprometido a segurança e causado graves problemas nas aldeias da região Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

Na Aldeia Amambai, por exemplo, que tem uma população de aproximadamente 10 mil índios da etnia guarani-kaiowá, a entrada desenfreada de drogas ilícitas como a maconha e o crack e drogas lícitas como a bebida alcoólica, tem causado grandes transtornos para os moradores da própria reserva indígena e inclusive para a população da cidade, em Amambai, que sofre com a onda de furtados à residências praticados por jovens indígenas.

Os produtos furtados quase sempre são vendidos para levantar dinheiro ou até mesmo usados como moeda de troca na aquisição de drogas para manter o vício, segundo levantamentos da polícia e das próprias lideranças indígenas.

Material Exclusivo: Proibido a reprodução total ou parcial sem autorização prévia do autor-  Lei nº 9.610/98

 Vilson Nascimento- Jornalista- DRT 1276/MS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete