24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vereadores presos são afastados e estão proibidos de se aproximarem da Câmara

2014-10-09 22:16:00

Os cinco vereadores de Naviraí (MS) presos na quarta-feira (08) durante a Operação Athenas desenvolvida pela Polícia Federal com a participação de dois Promotores de Justiça daquela cidade, foram afastados de seus cargos e estão proibidos de se aproximarem da Câmara Municipal quando deixarem a prisão. Durante a ação policial, foram interditadas empresas e apreendidos bens, armas e dinheiro.

Vereadores de Naviraí exigiam e recebiam vantagens indevidas para aprovação de leis com diversas finalidades inclusive para modificação e criação de critérios para o funcionamento para estabelecimentos comerciais. Também, foram identificados desvios de recursos públicos através da falsificação de diárias, desvio de combustíveis, fraude em licitações, além de obrigarem alguns servidores do Legislativo a realizarem empréstimos bancários para repasse de valores aos investigados, em troca da manutenção de seus cargos.

Entre os vereadores encaminhados à Delegacia da Polícia Federal daquela cidade, estão o presidente da Câmara, Cícero dos Santos; o segundo secretário Adriano José Silvério, vereador mais votado da cidade; Solange Olímpia de Castro Melo; Marcus Douglas Miranda, que foi candidato a deputado estadual na última eleição de 5 de novembro; e Carlos Alberto Sanchez. Os outros envolvidos são Mainara Gessika Malinski dos Santos, esposa de Cícero dos Santos e os assessores: Wagner do Nascimento, Rogério dos Santos Silva e Tiago Caliza da Rocha.

A Operação contou com cerca de 200 policiais federais e dois Promotores de Justiça de Naviraí (Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior e Letícia Rossana Pereira Ferreira), que fizeram uma 'devassa' naquele Município com o objetivo de dar prosseguimento à investigação deflagrada em 2013, inclusive com escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, sobre a suposta atuação criminosa de um grupo de vereadores da cidade de Naviraí que mantinha um esquema ilegal de exigência de vantagens econômicas indevidas em função de suas manifestações em vários processos de atribuição do Poder Legislativo.

"As investigações apuraram crimes de formação de quadrilha, corrupção e extorsão, contra o Poder Executivo, praticados em prejuízo aos cofres públicos da cidade. Constatou-se ainda durante as investigações um “esquema” ilegal de recebimento de diárias pagas pelos cofres públicos para viagens que não eram realizadas por servidores públicos municipais", diz a Polícia Federal em nota. Foram ocupados agentes das delegacias da Polícia Federal (PF) de Dourados, Campo Grande, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.

Além das prisões, a Justiça determinou que fossem cumpridos 35 mandados de busca e ouvidas 28 pessoas, entre elas, empresários, políticos e servidores. Ao todo foram apreendidos 27 veículos, quatro armas, um barco e uma certa quantia em dinheiro. Foram realizadas buscas na Câmara, postos de combustíveis, escritórios e residências.

As medidas cautelares adotadas no dia da operação foram imprescindíveis para o sucesso da operação. Segundo os órgãos, há envolvimento nos crimes de formação de quadrilha, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, compra de votos com dinheiro público e extorsão contra o Poder Executivo.

Uma das primeiras ações durante a operação foi a apreensão de computadores e documentação do Legislativo naviraiense. A ação também incluiu apreensões em escritórios de advogados, de empresários e nas residências de vereadores de Naviraí.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete