12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Polícia Ambiental inicia operação "Pré-Piracema"

2014-10-02 12:16:00

A Polícia Militar Ambiental (PMA) inicia nesta quinta-feira (2) a operação “Pré-Piracema”. A ação de combate a pesca predatória foi antecipada devido ao grande número de pessoas autuadas e de pescados apreendidos no mês de setembro: 31 pescadores e 648 kg de peixes, respectivamente. Normalmente, as fiscalizações iniciam a partir no dia 25 de outubro, ou até um dia depois do fechamento da pesca, 6 de novembro, na bacia do Rio Paraguai.

Para a execução da operação “Pré-Piracema”, a PMA envolverá 300 policiais. Além do grande efetivo, a ação ainda incluirá em seus trabalhos a operação “Dia dos Finados”, anualmente realizada de 30 de outubro a 3 de novembro. Nesta edição, a fiscalização diferenciada se estenderá um pouco mais, seguindo até o dia 6 de novembro.

De acordo com a PMA, a intenção não é efetuar prisões por pesca predatória, mas evitar que essa prática irregular aconteça, uma vez que a atividade irregular oferece riscos às espécies de peixes, o que compromete o equilíbrio ambiental. Para orientar e esclarecer as dúvidas dos pescadores, profissionais e amadores, será disponibilizado o Manual do Pescador, com a legislação de pesca em vigor, nas 25 subunidades da PMA. O material foi produzido em parceria com a Fundação de Turismo do Estado (FundTur). Para facilitar o acesso, o manual também poderá ser consultado via internet, no site da própria Polícia Ambiental.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete