13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Furtos e roubos preocupam a polícia e a sociedade em Sapucaia

2014-10-01 10:16:00

Vilson Nascimento

A população e a própria Polícia Civil de Coronel Sapucaia estão apreensivos com a onda de furtos e roubos registrados na cidade.

Só entre a noite de sexta-feira, dia 26 até a manhã do sábado, 27 de setembro, foram registrados um furto e dois assaltos a mão armada em estabelecimentos comerciais da cidade que faz fronteira seca com o Paraguai.

Na noite da sexta-feira, indivíduos abordo de uma motocicleta arrebentaram a vidraça de uma loja de roupas situada no centro da cidade e furtaram um manequim com roupas.

Uma equipe da Polícia Civil de Coronel Sapucaia coordenada pelo delegado titular local, Dr. Roberto Faria, chegou a perseguir a dupla, mas os marginais conseguiram escapar ao adentrar no Paraguai.

O fato de a cidade paraguaia de Capitan Bado, que faz divisa com Coronel Sapucaia no Brasil estar às escuras por conta de queda de energia devido ao mau tempo, facilitou a fuga dos marginais, que durante a perseguição acabaram deixando o manequim, que à distância parecia tratar-se de uma pessoa segundo a PC.

O objeto acabou recuperado pela Polícia Civil e entregue aos proprietários da loja que arcaram com o prejuízo.

Na manhã de sábado, dia 27 de setembro, um indivíduo agindo com os mesmos modos operantes, ou seja, armado e abordo de uma motocicleta de cor preta, assaltou, em poucos minutos, uma loja e um mercado da cidade, posteriormente fugiu tomando rumo ignorado.

No domingo, dia 28, mais um furto foi registrado em Coronel Sapucaia, dessa vez na zona rural do município.

A proprietária da Fazenda Remanso, situada na região conhecida “Estrada das Pontes”, que liga Sapucaia a Amambai, procurou a Delegacia de Coronel Sapucaia para registrar furto de gado em sua propriedade.

Segundo a produtora rural de 46 anos, indivíduos não identificados teriam invadido sua propriedade, abatido uma rês e deixado no local apenas a cabeça e a parte dianteira.

De acordo com relatos da vítima, essa foi a quarta cabeça de gado abatida com os mesmos modos operantes na propriedade rural que tem menos de 200 cabeças.

Pela forma que os abates foram feitos as suspeitas recaem sobre indígenas da Aldeia Taquapery, que esta situada a cerca de dez quilômetros da propriedade rural, segundo a polícia.

Na manhã dessa terça-feira, dia 1 de outubro outro furto em estabelecimento comercial foi registrado na cidade da fronteira com o Paraguai.Desta vez os marginais usaram uma pedra para quebrar a vidraça da loja.

Segundo a Polícia Civil levantamentos apontam que as ações criminosas, furtos e roubos, geraram em menos de uma semana, um prejuízo estimado em R$ 40 mil reais ao comércio da cidade.

Delegado quer apoio da sociedade

Preocupado com o grande número de furtos e roubos registrados na cidade, o delegado de Coronel Sapucaia, Dr. Roberto Faria, busca apoio da população para ajudar a identificar e prender os marginais.

Segundo o delegado, nos próximos dias a Polícia Civil local vai passar a proferir palestras com objetivo de aproximar a instituição da população e instruir como a sociedade civil organizada e a população de forma geral poderão contribuir com a polícia no combate à criminalidade na cidade.

Segundo Dr. Roberto Faria, que permanece trabalhado 24 horas por dia, folgando comente 5 dos 30 dias do mês, atualmente a Polícia Civil de Coronel Sapucaia encontra dificuldades no campo estrutural.

Apesar de estar situada em uma região de fronteira seca com o Paraguai, onde a facilidade de se cometer crimes como os citados é maior, atualmente a Delegacia de Polícia Civil local conta com apenas um delegado, dois investigadores que se revezam em escala de plantão e uma funcionária cedida pela Prefeitura local.

De acordo com Roberto Faria, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do delegado geral de Polícia Civil do Estado, Dr. Jorge Razanauskas Neto, também trabalha para buscar a reestruturação da Delegacia local, com a designação de policiais para aumentar o efetivo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete