21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Envolvidos com tráfico são presos em Ponta Porã e Amambai durante operação

2014-08-12 20:00:00

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação contra o tráfico internacional de drogas desde a madrugada desta terça-feira (12) no Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e São Paulo.  Até as 12h (MS), sete pessoas tinham sido presas, entre elas o chefe da quadrilha. Uma pessoa está foragida. Ao todo, devem ser cumpridos nove mandados de prisão, 13 de busca e apreensão e 42 mandados de busca e apreensão de veículos.

De acordo com o delegado-chefe da PF em Londrina, Nilson Antunes da Silva, as investigações começaram a partir de dados coletados em outra operação deflagrada em dezembro de 2013. A quadrilha começou a ser monitorada a partir de março de 2014. “A partir daqueles dados a gente conseguiu identificar essa nova quadrilha agindo na região. Eles tinham base em Umuarama e trabalhavam com o tráfico de cocaína, maconha, munição e armas, material que era distribuído em São Paulo e no Rio de Janeiro”, explica.

Todos os mandados foram expedidos em Umuarama, no noroeste do Paraná, onde está concentrada a operação batizada de Urutau. As prisões ocorrem, além de Umuarama, em Amambai (MS), Ponta Porã (MS), São Paulo, Santo André (SP), Ji-Paraná (RO) e Seringueiras (RO).

“Prendemos agora os integrantes da quadrilha que organizavam, financiavam e distribuíam a droga na região de Umuarama. A operação é encerrada com essas prisões, e já estamos remetendo inquérito para a Justiça, que ficará por conta do caso junto com o Ministério Público”, afirma o Nilson Antunes da Silva.

O delegado da PF explica que os envolvidos exerciam outras atividades para tentar ocultar os crimes. "Eles tinham em principio uma atividade lícita. Eram supostos comerciantes, autônomos, motoristas, nesses casos sempre uma fachada", aponta.

Ainda conforme o delegado, os produtos ilegais eram transportados em fundos falsos de ônibus e caminhões para os outros estados brasileiros pela fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul e da Bolívia com Rondônia.  “Eram contratados terceirizados que faziam fundos falsos em ônibus, sendo que alguns deles foram apreendidos durante as investigações, e em caminhões com carroceria de madeira”, diz o delegado.

Apreensões
Desde o início das investigações, três pessoas que moram em Umuarama foram presas em flagrante transportando drogas. Outras quatro prisões em flagrante foram efetuadas em municípios de SP e MS. Também foram apreendidas mais de três toneladas de maconha, 401 quilos de cocaína, oito quilos de haxixe, 321 cápsulas de munição, uma carabina, uma pistola e cinco veículos, sendo dois caminhões e dois ônibus.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete