20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Traficante procurado desde fevereiro de 2013 é preso no Paraguai

2014-08-12 10:35:00

A Secretaria Antidrogas do Paraguai informou que prendeu um dos traficantes mais procurados do Rio de Janeiro, como mostrou o Bom Dia Brasil. José Benemário de Araújo foi preso no centro de Cidade do Leste, na fronteira com o Brasil. Ele era procurado desde fevereiro do ano passado, quando fugiu da prisão. Benemário foi condenado a 73 anos por homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado, roubo e formação de quadrilha. Segundo a polícia paraguaia, o criminoso será entregue nesta terça-feira (12) para a polícia do Rio.

Benemário, de 51 anos e natural de Campina Grande (PB), também conhecido como Coroa, é apontado como um dis chefes do tráfico de drogas nas comunidades de Manguinhos, Lins de Vasconcelos, Antares e Cesarão. Em 2010, foi indicado por ter, segundo a polícia, ordenado da cadeia a invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte. A ação resultou na derrubada de um helicóptero da Polícia Militar. Ele é acusado também de ser dos mandantes do ataque à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Arará/Mandela, em Benfica, na Zona Norte.

Em 20 de março, por volta das 23h, um grupo de 150 pessoas não identificadas destruiu dois carros policiais e cinco contêineres da UPP, usando inclusive coquetéis molotov. Dezessete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público e vão responder pelos crimes de roubo e incêndio. Além de Benemário, teriam ordenado os ataques Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o “Marcelo Piloto”; André Luiz Cabral dos Santos, o “Lacraia”; e Bruno Lopes Gonçalves da Silva, o “Bulau”. Os quatro estão entre os 17 denunciados.

"BenemárioBenemário era foragido da Justiça

(Foto: Divulgação / Disque-Denúncia)

Fuga de regime semiaberto

Benemário está foragido desde fevereiro de 2013, quando passou do regime fechado para o semiaberto. Segundo o portal Procurados.org.br, ele cumpria pena em João Pessoa, na Paraíba, e estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica quando teve prisão preventiva decretada, por fazer de reféns agentes de saúde, inspetores penitenciários e professores no presídio de Bangu 3, quando ainda estava preso. Em 27 de fevereiro, três semanas após sua fuga, ele rompeu a tornozeleira eletrônica.

Ainda de acordo com o portal, o traficante teria se encondido em Santa Cruz, na Zona Oeste, nas favelas do Rola, Cezarão e Antares, redutos da facção criminosa da qual faz parte. Teria circulado também no Complexo do Lins, ao lado do traficante Luís Claudio Machado, Marreta, chefe do tráfico da região, também foragido, desde 3 de fevereiro de 2013, quando escapou do Presídio Vicente Piragibe, junto com 27 detentos, pela tubulação de esgoto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 27 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete