23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Polícia alerta para golpe do torpedo premiado

2007-08-08 16:10:37

   

A Polícia Civil está alertando a população para um novo golpe que utiliza o serviço de mensagens para celular, o SMS, popularmente conhecido como Torpedo. 


    O crime é conhecido como "Golpe do Torpedo Premiado". A vítima recebe uma mensagem do estelionatário onde, se fazendo passar por uma empresa conhecida, informa que através de um sorteio foi selecionada e ganhou um prêmio, na maioria das vezes um carro 0 km. 


    A vítima acaba fazendo desde depósitos para a liberação, até a compra de cartões para celular pré-pago. O crime ocorre da seguinte maneira: o estelionatário se faz passar por um representante de uma emissora de televisão. Ele informa uma promoção inexistente, levando a vítima a acreditar que passou por algum tipo de seleção ou sorteio, geralmente de assuntos ou notícias vigentes na atualidade e oferece um prêmio de valor considerável para despertar o interesse da vítima.


    A polícia explica que para evitar este tipo de golpe, a população precisa desconfiar sempre e buscar comprovantes. A polícia orienta que em caso de dúvida, não ligue de volta, não responda a mensagem e muito menos forneça qualquer tipo de informação, pois poderá ser usada para outros tipos de crime, como por exemplo, extorsão por telefone.


   A polícia ensina ainda que se a pessoa que recebeu a mensagem não se inscreveu em nenhuma promoção, não preencheu nenhum cupom ou não enviou nenhuma carta, não tem como ganhar um prêmio. Geralmente a mensagem passa um número de telefone e afirma ser gratuito. A polícia orienta ainda à pessoa a ficar atenta, pois toda ligação gratuita sempre inicia com os números 0800.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete