21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai:Mais dois índios são feridos a facadas

2007-08-07 07:40:37

Vilson Nascimento

Sem assistência por parte da Fundação Nacional do Índio (Funai) que desde que fechou a Administração Regional de Amambai para a criação da Administração para o Conesul em Dourados, a cerca de 80 dias, grande parte da população indígena de Amambai está jogada a própria sorte, perambulando pelas ruas da cidade, catando lixo para se alimentar.

Outro problema grave é a violência que está se deflagrando dentro das aldeias da região, que sem nenhuma fiscalização por parte do órgão tutor, acabam tendo acesso livre para a entrada de drogas e a bebida alcoólica, gerando desentendimento e violência entre os indígenas, a maior parte jovens ainda na adolescência.

Na noite de domingo (5) um indígena embriagado, que havia sofrido uma queda de bicicleta, sem nenhum acompanhamento da Funai, teve que ser condito pela Polícia Militar de Amambai ao se recusar a ser atendido no Hospital Regional local. Completamente transtornado pelo efeito do álcool no organismo, o rapaz de 22 anos começou a ameaçar a equipe de plantão na unidade de saúde e quebrou uma porta de vidro que dá acesso ao Pronto Socorro do hospital.

Mais Feridos- Na noite dessa segunda-feira (6), a Polícia Militar de Amambai voltou a ser acionada pela direção da unidade de saúde, dessa vez, para registrar um boletim de ocorrência registrando a entrada de mais dois indígenas feridos a golpes de faca durante briga por causa de “cachaça” na aldeia onde residem.

28% da População é Indígena- O município de Amambai tem uma população estimada, segundo estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 32 mil habitantes e estima-se que pelo menos 9 mil são indígenas da etnia guarani-kaiowá, que vivem divididos em três aldeias, a Aldeia Amambai, a maior delas, situada a cerca de 5 quilômetros da cidade, a Aldeia Limão Verde a 3 quilômetros e a Aldeia Jaguary, a menos habitada, que está a cerca de 35 quilômetros da sede do município.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete