19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Defensoria da União vai atuar em processo contra índios

2007-07-12 10:28:37

A Defensoria Pública da União designou um defensor para atuar no caso dos índios acusados de matar dois policiais civis e tentar assassinar outro em abril de 2006 em Dourados. A assistência foi solicitada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), segundo o defensor Antônio Ezequiel, que esteve nesta quarta-feira, dia 11 em Dourados onde tramita o processo.

O defensor protocolou na semana passada a Justiça Federal em Dourados pedido para ter acesso aos autos, já que o processo corre em segredo de Justiça. Como não houve resposta positiva, ou negativa, o promotor entrou com recurso no TRF (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) para conhecer o processo. A expectativa é que a resposta saia ainda esta semana.

No total, nove índios, todos guarani-caiuá estão presos pelas mortes dos policiais civis Rodrigo Lorenzatto e Ronilson Bartier e na tentativa de homicídio contra o também policial Emerson Gadani em uma área próxima a Panambi. Os três policiais foram a um acampamento indígena à procura de Wilson Rodrigues da Silva, apontado como suspeito do assassinato do pastor evangélico Sinforiano Ramires dias antes na zona sul de Dourados. Na área, os índios teriam assassinado as vítimas a tiros, facadas e pauladas, como informou a polícia na época.

Estão presos os indígenas Walmir Junior Savala, Lindomar Brites de Oliveira, Márcio da Silva Lins, Paulino Lopes, Ezequiel Valensuela, Jair Aquino Fernandes, Hermínio Romero e o cacique Carlito Oliveira Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa, em Dourados. Sandra Arevalo Savala está presa no presídio feminino de Rio Brilhante.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou a ação penal que tramitava na Justiça estadual por entender que o crime aconteceu em área de disputa pela terra e, por isso, o caso deveria ser conduzido pela esfera federal.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete