19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Consumo de bebida alcoólica tem feito aumentar violência nas aldeias

2006-12-29 14:49:00

Vilson Nascimento

A excessiva entrada de bebidas alcoólicas nas aldeias indígenas de Amambai tem feito aumentar assustadoramente os atos de violências entre os próprios indígenas.
Quase que diariamente os hospitais da cidade recebem índios feridos a golpes de arma branca ou a pauladas durante briga no interior das reservas indígenas no município. Do final de semana para cá foram vários casos dessa natureza e três deles foram acompanhados pela nossa reportagem.
Na noite de sexta-feira, 22, professor indígena guarani-kaiowá Flaviano Franco de 29 anos foi ferido com uma facada no peito no interior da Aldeia Amambai em Amambai.
Segundo a vítima que permaneceu até sábado, 23, internado em observação no Hospital Regional de Amambai, ele, que é coordenador de uma escola indígena em Antônio João, mas reside na Aldeia Amambai em Amambai, havia acabado de chegar de Antônio João para passar as festividades natalinas com a família e ao descer do carro, por volta das 20h da sexta-feira, foi agredido com uma facada na altura do peito. Segundo a vítima, ele não sabe os motivos da agressão, mas pode notar que o agressor estava embriagado.
Outro Caso
Por volta das 23h ainda da sexta-feira, 22, um indígena de 24 anos residente na Aldeia Limão Verde em Amambai foi internado às pressas um ferimento a golpe de facão na cabeça e mão esquerda.
Um dos supostos autores da agressão, outro indígena de 19 anos, foi detido pela polícia indígena da própria aldeia e encaminhado para as autoridades competentes.
Segundo a vítima, Adilsom Benites de 24 anos, ele transitava de bicicleta pelo interior da reserva quando teria sido abordado por um grupo de indígenas embriagados que teriam pedido cigarro. Segundo a vítima ao acenar negativamente que não tinha cigarros, um dos integrantes do bando, que segundo Adilsom, carregavam pelo menos dois facões, teria desferido um golpe que atingiu sua cabeça, lado esquerdo.
Identificados pela própria comunidade indígena, um dos acusados de praticar a tentativa de homicídio, Izabel Teixeira Martins, o “Jacinto” de 19 anos, acabou detido.
Mais Agressão

No início da noite de segunda-feira, 25, em pleno Natal um indígena de 16 anos deu entrada no Hospital Regional de Amambai com um ferimento na cabeça, escoriações pelo corpo e suspeita de luxação no braço esquerdo após apanhar do cunhado.
Segundo a vítima, que reside na Aldeia Limão Verde em Amambai, o autor da agressão seria seu próprio cunhado, que seria professor na citada aldeia e o agressor teria agido em companhia de dois sobrinhos. De acordo com o adolescente indígena, que estaria casado com a irmã do agressor há pelo menos um ano e tem um filho com a indígena o trio teria utilizado uma pá para atacá-lo. Os motivos da agressão, segundo ele, seria o consumo excessivo de bebida alcoólica por parte dos agressores.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete