18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Procurador do estado do Rio é preso por crime de racismo

2007-06-24 21:26:37

O procurador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Roberto Pieruccetti, foi algemado e preso na madrugada deste domingo (24), em Ipanema, na Zona Sul do Rio, após ter supostamente chamado um Policial Militar de “crioulo de farda”. Ele foi autuado por injúria e racismo e pagou fiança de aproximadamente R$ 6 mil. Apesar do crime ser inafiançável, a tentativa de retratação na delegacia é considerada atenuante e, por isso, permite a libertação por meio de fiança. A reportagem do site G1 esteve na delegacia. O procurador estava lá, mas não quis comentar o caso com a imprensa.  

O crime- Segundo depoimento do sargento Marcelo, o carro de Elias Camilo Jorge Junior teria batido no veículo de Marcelo Galvão Santiago, que rodou na pista da Avenida Vieira Souto, na orla de Ipanema. Com o choque, o carro de Elias teria saltado o calçadão e ido parar na areia da praia. 

Com sinais de embriaguez, Elias teria telefonado para o amigo e procurador do Ministério Público estadual, Cláudio Roberto, que ao perceber ferimentos na testa e no queixo de Elias, quis levá-lo para um hospital particular em Botafogo, na Zona Sul. Ele também estaria embriagado. O outro motorista nada sofreu.

Os militares argumentaram que o atendimento só poderia ser feito em um hospital público por se tratar de acidente de trânsito, o que irritou o procurador. No bate boca, o policial chegou a alertá-los de que poderiam ser presos. Foi quando o procurador teria dito ao militar: “Quem você pensa que é? Você é apenas um crioulo de farda”. Cláudio recebeu voz de prisão e foi levado para a 14ª DP (Leblon).

Na confusão a chave da algema caiu na areia, o que levou o procurador a permanecer algemado durante todo o período do depoimento. Os policiais tiveram que retornar à praia para conseguir encontrar a chave. Cláudio só foi liberado da delegacia às 11h deste domingo.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete