24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Polícia desarticula quadrilha de roubo de carros em Iguatemi

2013-01-05 11:28:00

Vilson Nascimento

Uma ação conjunta envolvendo policiais civis e militares desarticulou, no final do mês passado (dezembro) uma quadrilha responsável por roubos de carros que vinha agindo e aterrorizando os moradores de Iguatemi, município da região Cone Sul do Estado, em Mato Grosso do Sul.

Em menos de um mês o bando, que tinha base na cidade, praticou vários roubos, sempre agindo com os mesmos modos operantes, rendendo as vítimas sob ameaça e mira de armas de fogo, trancando em cômodos das casas e fugindo levando os veículos.

Na última ação da quadrilha, que resultou na prisão de dois dos integrantes, o bando levou dois veículos de uma só vez. Uma caminhonete Toyota Hilux cor branca, placas FAO 2817 de Iguatemi-MS, que tinha seguro contra roubo e um Gol cor verde, placas ATM 2510, também de Iguatemi-MS, que não era segurado, segundo a polícia.

De acordo com a polícia, os marginais, três homens armados, chegaram na residência da vítima, situada na região central da cidade, em Iguatemi, por volta das 21h40 de 28 de dezembro, uma sexta-feira e renderam o morador e seu filho.

Pai e filho tiveram as mãos amarradas com tiras e foram colocados em um dos cômodos da casa.

Logo em seguida teria chegado à residência a namorada do morador, que estava de posse do veículo Gol que foi levado pelos marginais. Ela também foi amarrada e trancada no cômodo ao lado do namorado e do filho dele.

Segundo a Polícia Civil de Iguatemi, que ainda trabalha nas investigações do caso, dois dos criminosos deixaram a residência levando, além dos dois veículos, dinheiro, documento dos dois carros, aparelhos de celular, duas TVs de LCD e inclusive litros de uísque, já o terceiro assaltante permaneceu na residência por mais aproximadamente uma hora, mantendo as vítimas sob mira de arma de fogo.

A desarticulação do bando

Após conseguir se livrar do cárcere imposto pelos marginais, as vítimas comunicaram o roubo à polícia, em Iguatemi que, por sua vez, acionou as demais unidades policiais que montaram cerco em toda a região.

Um dos acusados de envolvimento no roubo, o indivíduo que teria ficado na casa com as vítimas dando cobertura à fuga dos outros dois marginais com os veículos e os objetos retirados da residência, acabou preso ainda na noite do dia 28 enquanto abastecia um veículo em um posto de combustível da cidade, em Iguatemi.

De acordo com a polícia, um policial civil que estava no local e já tinha conhecimento do assalto, desconfiou do nervosismo e a pressa apresentada por um indivíduo que havia chegado ao local abordo de um veículo Corsa, cor branca, placas de Parnamirim-RN e após se identificar como policial, resolveu realizar a abordagem.

O policial solicitou apoio de uma guarnição da Polícia Militar local, que conduziu o suspeito até a Delegacia de Polícia Civil de Iguatemi para averiguações.

Acusado foi reconhecido e confessou o assalto

Na Delegacia, Osmar do Amaral, que em primeiro momento forneceu documento falso, fazendo se passar por “Gilberto Salvador Escudero”, foi reconhecido pelas vítimas como sendo o indivíduo que as mantiveram como refém enquanto os outros dois fugiam com os carros roubados.

Diante da situação, Osmar, que segundo a polícia estava com mandado de prisão decretado pela Justiça de Curitiba, no Paraná, após fugir de um presídio naquela capital, teria confessado o envolvimento no assalto de momentos atrás e inclusive relatado onde as armas usadas para praticar o crime estavam escondidas, na residência de uma mulher moradora em Iguatemi.

Diante da situação, os policiais se deslocaram até a casa da tal mulher, identificada como sendo Aline Grazielli de Freitas Bittencourt e realizaram a apreensão do armamento, dois revólveres calibre 38 marca Taurus, que segundo a Polícia Civil, Osmar havia pedido para Aline guardar em sua residência.

De acordo com a Polícia Civil, Osmar do Amaral foi autuado em flagrante pelos crimes de roubo qualificado, uso de documento falso e falsidade ideológica e está preso na cadeia pública de Iguatemi à disposição da Justiça.

A mulher, segundo a polícia, responsável por dar apoio a quadrilha, guardando em sua residência as armas usadas no assalto, também foi autuada em flagrante pelo delegado titular de Polícia Civil de Eldorado, Dr. Claudineis Galinari, que no ato respondia pelo expediente na Delegacia de Iguatemi.

De acordo com a PC, ela foi autuada pelo crime de posse ilegal de arma, mas três dias depois, no dia 31 de dezembro, acabou deixando a cadeia por determinação da Justiça, para responder ao processo em liberdade.

Investigações continuam

De acordo com a Polícia Civil de Iguatemi, as investigações do caso vão continuar no sentido de identificar e prender os demais membros da quadrilha que, para a polícia, é a mesma responsável por outros assaltos recentes na cidade.

A Polícia Civil informou que já existem algumas pistas sobre a quadrilha e não descarta o envolvimento de outras pessoas de Iguatemi com o bando.

Em relação aos veículos roubados, até o momento nenhum foi recuperado. A Polícia Civil suspeita que a Hilux e o Gol tenham sido levados para o Paraguai, já que a cidade de Iguatemi está localizada a poucos quilômetros da faixa de fronteira com o país vizinho.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete