23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Família Orro ameaçada de morte em Aquidauana

2007-05-15 00:28:00

Na manhã de de domingo, 13, ao chegar à casa de sua mãe, Nilza Orro, percebeu que a residência localizada na Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, centro de Aquidauana, havia sido pichada e imediatamente comunicou o fatos aos pais, o ex-deputado estadual, Roberto Orro e Yone Orro. A pichação com ameaça de morte foi efetuada na madrugada do Dia das Mães.

A Policia Militar de Aquidauana e a Policia Civil foram acionadas e compareceram ao local. Após os levantamentos, o perito efetuou o registro fotográfico da pichação. Em seguida foi elaborado o Boletim de Ocorrência na Delegacia do 1º Distrito Policial de Aquidauana.

O ex-deputado Roberto Orro, ex-presidente da Assembléia Legislativa e ex. secretário de Justiça do Estado de MS, demonstrou preocupação quanto ao fato, até porque em muitos anos de carreira política sempre pautou sua atuação na defesa dos interesses da população do Estado de forma ilibada e honrada tendo como parâmetro a democracia. 

Roberto Orro chegou a ser inclusive governador de Mato Grosso do Sul por três dias, durante viagem do então governador Wilson Barbosa Martins. Há pouco tempo a parede de um imóvel localizado ao lado da residência de Roberto Orro foi pichada, um círculo com a letra Y dentro e um triângulo com a letra R em seu interior. Imagina-se um alvo com Y de Yone Orro e R de Roberto Orro. O fato também será alvo de investigação.

Durante toda a manhã de ontem, o ex-parlamentar Roberto Orro e o prefeito de Aquidauana Felipe Orro, receberam manifestações de solidariedade de inúmeras pessoas que foram até ao local indignadas com o fato, pois Aquidauana não tem o perfil de uma cidade violenta. “Este fato entristece a todos e denigre a imagem da nossa população”, disse um dos visitantes.

Pichação– A pichação faz referência a questão administrativa, tendo em vista que o filho de Orro e Yone é o prefeito da cidade, porém o que mais preocupou a todos foi uma ameaça explicita ao prefeito Felipe Orro com a frase ‘Morte Felipe Orro’.

A principio, a principal vitima da pichação, Felipe Orro disse não ter certeza da autoria dos fatos, pois sua gestão passa por bons momentos com a implantação de diversas benfeitorias, incluindo asfalto em várias ruas da cidade. 

Felipe Orro disse ainda que mesmo com este fato não pretender alterar seu comportamento administrativo, pois entende que a população o elegeu por duas vezes por acreditar no seu potencial e nada fará para decepcionar os eleitores.

“As criticas e pressões por parte daqueles que fazem a política do ‘quanto pior melhor’ ou que querem se locupletar com o dinheiro publico não vai tirar a administração dos trilhos da decência, da honestidade e da transparência”, disse Felipe. 

Na ultima sexta feira, coincidentemente, o prefeito de Aquidauana Felipe Orro teve uma audiência no Fórum da Comarca de Aquidauana em uma ação (queixa crime) de calúnia e difamação que move contra um policial aposentado que utilizava os microfones de uma emissora da cidade para denegrir a imagem da administração e do cidadão Felipe Orro.

As últimas pesquisas mostram que o atual prefeito de Aquidauana Felipe Orro tem apoio e respaldo popular para tomar decisões e direcionar ações em prol da população. O registro da ocorrência foi feito e o delegado José Raimundo Pinto Filho já determinou esforços no esclarecimento do delito.

Existe a possibilidade de que alguém tenha sido pago para efetuar a pichação, pois na madrugada um veiculo cuja placa foi anotada chegou a ser perseguido pelas ruas da cidade.

Vereadores- A Câmara Municipal de Aquidauana também foi alvo da ação dos vândalos. A fachada do prédio também foi pichada e uma cruz foi pintada na placa que registrou a inauguração do Plenário Estevão Alves Corrêa. O fato foi comunicado ao presidente do Poder legislativo vereador Terly Garcia.

Recentemente o vereador e 2º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal, Tião Sereia utilizou a tribuna para denunciar que estava sendo ameaçado de morte e que elementos estavam rondando sua casa.

A pichação na Câmara Municipal de Aquidauana é considerada um desrespeito ao Poder Legislativo e deixa a população ordeira, hospitaleira e pacata indignada com os fatos.

No passado, mais precisamente no dia 18 de abril de 2000, o vereador Valdir Cathcart Ferreira foi executado no portão de sua residência na vila Trindade. O combativo político foi atingido por um tiro de pistola municiada com bala explosiva. Mesmo após sete anos do fato, a sociedade aquidauanense ainda clama por justiça. O mistério que ronda o caso dá lugar a impunidade.




Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete