23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mão mata filha de 9 anos envenenada ao matar pilho

2007-05-12 18:29:00

No Hospital João 23, em Belo Horizonte, 11 pessoas foram internadas com intoxicação e uma menina morreu, neste ano, por causa do uso incorreto de remédios ou de agrotóxico para matar piolhos.

Quatro das vítimas eram irmãs, com idades entre 8 e 12 anos. A mãe usou um agrotóxico para acabar com os piolhos. Elas foram levadas ao hospital, sendo que uma das garotas teve de ficar internada dois dias na UTI.

Agrotóxicos e inseticidas têm substâncias químicas que são absorvidas pela pele com rapidez, segundo os especialistas. Cada minuto com o produto no cabelo aumenta o perigo. Os sintomas mais comuns são diarréia, vômito e tontura.

Casos graves de intoxicação podem levar à morte. Foi o que aconteceu em fevereiro com uma menina de 9 anos. Após os pais terem aplicado agrotóxico na cabeça dela, a garota foi internada com intoxicação. Ela passou dois meses na UTI e morreu de falência múltipla de órgãos, decorrente da intoxicação.

Apenas neste ano, 11 pessoas foram internadas no João 23 _em todo o ano passado foram oito.

PrevençãoA médica Solange Magalhães explica que o piolho é um parasita associado à falta de higiene. Segundo Solange, os pais devem levar os filhos ao pediatra para que seja indicado um tratamento adequado. “Existem medicamentos que são pouco tóxicos e podem ser usados. A higiene é importantíssima, mas o que nunca pode ser feito é o uso de produtos químicos, inseticidas, agrotóxicos e medicamentos para pulgões”, afirma a médica.

A infestação se dá principalmente em creches e escolas. Em algumas delas, alunos estão levando folhetos com orientações sobre tratamento e prevenção.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete