31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Beira-Mar ainda controla tráfico de armas na fronteira

2007-03-08 17:47:00

O arsenal apreendido no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), na última terça-feira, pode ter sido fornecido pelo traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. O assunto passou a ser investigado reservadamente pela Polícia depois que especialistas da Secretaria de Segurança constataram que as caixas verdes em que parte das 15 mil balas de fuzil estava guardada são iguais às apreendidas com munição ano passado num paiol do traficante em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS).

Beira-Mar estaria tentando reorganizar sua quadrilha, segundo a polícia do Paraguai. A operação da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai foi deflagrada com ajuda da Polícia Federal brasileira. Beira-Mar, que cumpre pena em Catanduvas (PR), teria vendido o arsenal — cerca de 600 armas e uma grande quantidade de munição — para a facção que comandou atentados em São Paulo. Os bandidos daquele estado, segundo a polícia, são aliados de uma facção criminosa do Rio, a mesma que chefia o tráfico de drogas no Alemão.

Os policiais também notaram outra semelhança em parte da munição apreendida anteontem, de calibre 7,62, fabricada pela Companhia Brasileira de Cartucho (CBC) e usada em fuzis automáticos leves (FALs). As balas têm a mesma espessura dos projéteis (também calibre 7,62) recolhidos após ataques, em 2002, à prefeitura do Rio, à sede da Secretaria estadual de Direitos Humanos e a instalações policiais. No Paraguai, a apreensão só foi possível depois da prisão de dois acusados de integrar a quadrilha de Beira-Mar. José Vilanova Cavalcante e Jonathan Gimenez estavam num hotel em Pedro Juan Caballero.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete