21.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Agente de saúde é agredida na Taquapery

2006-11-30 23:20:00

Vilson Nascimento

Uma agente da saúde indígena de 22 anos foi agredida a pauladas por um grupo de mulheres indígenas quando trabalhava em seu setor, na manhã de segunda-feira 27, na Aldeia Taquapery, situada às margens da rodovia MS 289, a cerca de 15 quilômetros da cidade em Coronel Sapucaia.
Segundo a vítima, Rosângela Aquino de 22 anos, residente na própria Aldeia Taquapery, ela realizava a pesagem de crianças indígenas em seu setor de atendimento quando foi agredida por cinco mulheres, que segundo a agente de saúde, não concordavam com sua permanência no setor e pediam o retorno do ex-agente de saúde da área, Marino Savala que teria sido demitido há cerca de 30 dias pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) sob acusação de utilizar o cargo que ocupava para fazer política.
A moça, que sofreu um corte profundo na cabeça, foi socorrida pela própria equipe da saúde da Fundação Nacional de Saúde que trabalhava na aldeia na manhã de ontem e encaminhada para o Hospital Regional de Amambai para tratar o ferimento. Segundo as informações, assustados com a violência e preocupados com a falta de segurança, a equipe de profissionais de saúde que estavam atuando na aldeia na hora do episódio, inclusive uma médica, teriam deixado o local e ameaçavam só voltar quando a segurança for restabelecida na área indígena que conta com cerca de 4 mil índios da etnia guarani-kaiowá.
Problema Antigo

A disputa interna pelo poder entre os próprios indígenas tem deixado a Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia praticamente sem comando, o que tem causado diversos conflitos internos e afetado diretamente a população branca que passa pela aldeia e reside em propriedades rurais da região.
Furtos de gado e de materiais das sedes das propriedades rurais da região e ultimamente com o bloqueio e ameaça, por parte de grupos indígenas, quase sempre em período noturno e agindo em estado de embriagues,tem causado danos aos transeuntes que passam pelos cerca de três quilômetros da rodovia MS 289 que corta a aldeia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete