33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

PF desbarata quadrilha de traficantes em MS e mais 5 Estados

2007-01-30 11:05:00

A Polícia Federal (PF) faz operação hoje para desmontar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas. Ao todo, são 80 mandados de busca, prisão temporária e preventiva em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. A Polícia já prendeu 14 pessoas em São Paulo, inclusive o chefe da quadrilha, quatro em Mato Grosso do Sul e três no Maranhão. Mais integrantes do grupo devem ser presos ainda hoje. 

A cocaína, segundo a Polícia, era trazida de países vizinhos ao Brasil e transportada para os Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Suíça e ainda para a África, dentro de contêineres levados em navios cargueiros. O grupo também usava "mulas", pessoas aliciadas para fazer o transporte da droga junto ao corpo e nas bagagens.

As investigações que resultaram na Operação Kolibra duraram dois anos e começaram depois da informação enviada pela polícia da Alemanha de que libaneses radicados no Brasil operavam um esquema de tráfico internacional de drogas.

A estimativa é que o grupo tenha movimentado mais de 1 milhão de euros. Os presos durante a operação responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o narcotráfico, além de lavagem de dinheiro. 

Mato Grosso do Sul


Foram presos Tenilas Rocha Dias e seu pai, Paulo Salinete Dias, além de Joacir Bambil, todos em Dourados, 220 quilômetros ao sul de Campo Grande. Rocha Dias é dono de uma locadora de vídeo que seria usada como fachada para lavagem do dinheiro, conforme apurou a PF.

Também foi preso novamente o piloto Marcelo Coelho de Souza, que havia sido preso em novembro do ano passado sob acusação de tráfico de drogas e liberado no mês seguinte. Em novembro, Souza fez um pouso de emergência em uma fazenda em São Gabriel do Oeste, 140 quilômetros ao norte de Campo Grande. Próximo da aeronave abandonada, o piloto deixou 709 mil dólares.

Os irmãos Vanderlei José Ramos e Dirnei de Jesus Ramos também receberam novos mandados de prisão hoje devido às investigações da Operação Kolibra. Os dois já estão presos desde novembro do ano passado na carceragem PF em Campo Grande acusados de tráfico de drogas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete