19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ladrões de cobre continuam agindo na cidade

2007-01-29 17:11:00

Vilson Nascimento

Ladrões de fios de cobre continuam agindo e causando prejuízos a órgãos públicos, residências e estabelecimentos comerciais e rurais em Amambai.

A ação dos larápios, dessa vez, aconteceu em uma região de arrendamento de pastagens na Fazenda São Bento II, situada às margens da rodovia MS 485 trecho que liga Amambai a Aral Moreira, a cerca de dois quilômetros da cidade em Amambai.

Segundo os arrendatários da propriedade os ladrões agiram entre e noite de sexta-feira, 26 e a manhã de sábado, 27. Aproveitando a oportunidade que o retiro do arrendamento estava sem caseiro, após desligar a chave da rede de alta tenção, os meliantes furtaram pelo menos 160 metros de cabos de cobre, entre eles os cabos que garantiam a sustentação do poste do transformador e da rede que liga o transformador ao patrão de acesso a sede do retido.

Segundo as vítimas, que residem em Amambai, os marginais também quebraram algumas folhas de eternit da cobertura da sede do retiro e saquearam o interior da residência, furtando toda a fiação elétrica, lâmpadas e alguns objetos, causando um prejuízo superior á R$ 1.400,00.

Para o funcionário da Enersul Élson Xavier, que esteve no local, a retirada dos fios foi realizada por alguém que entende de rede elétrica, haja vista que antes de arrancar a fiação, tomou o cuidado de desativar a chave do poste para isolar a corrente elétrica do transformador e evitar uma descarga elétrica durante a retirada dos cabos.
Segundo as vítimas o caso seria registrado nessa segunda-feira através de um boletim de ocorrência on-line na Polícia Civil.

Ações Freqüentes

Furtos de fiações e cabos elétricos vem sendo registrados com grande freqüência em Amambai.
Recentemente larápios furtaram toda a fiação de um complexo esportivo pertencente a Prefeitura Municipal, situado na Vila Crepúsculo em Amambai  e no mesmo período um ginásio de esportes, também pertencente a Prefeitura, situado na região da Vila Mariana também acabou vítima dos larápios de cabos de cobres em Amambai.

De acordo com a Enersul os fios e cabos de cobre furtados normalmente são vendidos em ferro velhos, muitas vezes em forma de cabos e fios mesmo, apenas sem as cascas e outras vezes em forma de barras. Para confeccionar as barras, os ladrões derretem os fios e cabos para eliminar a materialidade do crime, posteriormente vendem para atravessadores.
A polícia alerta que ao comprar os fios de cobre sem procedência, os donos de ferros velhos incubem no crime de “receptação” e além de responder a processo perante a Justiça, podem, inclusive, parar na cadeia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete