26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Civil prende fugitivo do semi-aberto acusado de cometer furtos

2007-01-26 06:15:00

Vilson Nascimento

Após trabalhos de investigação, a Polícia Civil de Amambai prendeu, nessa quarta-feira, 24, um foragido do regime semi-aberto do EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai) acusado de praticar furtos e recuperou produtos furtados.

Mario Dobe Toledo, o “Paraguaio” de 25 anos, residente em Amambai, agindo em companhia de outro fugitivo do Estabelecimento Penal de Amambai, Ademar Garcia, o “Neguinho” de 22 anos, também residente em Amambai, que está foragido, são acusados de terem furtado, na semana passada, vários objetos da Chácara Arroyo Corá, situada às margens da rodovia MS 289 a cerca seis quilômetros da cidade em Amambai.
A Identificação

Desde o registro do boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Amambai realizado no início da semana, investigadores da Delegacia local trabalhavam no caso, mas a identificação dos acusados surgiu na terça-feira, 23, quando um filho do proprietário da chácara onde ocorreu no furto informou aos investigadores que produtos eletroeletrônicos estariam sendo vendidos no interior da Aldeia Amambai em Amambai.

A equipe de investigação, com apoio da Polícia Militar se deslocaram para a aldeia e realizaram a detenção do indígena Aldir Franco Alvarenga de 25 anos, que teria se apossado de um forno micro-ondas furtado da chácara e já teria vendido o equipamento por R$ 150,00 para outro indígena, o funcionário público municipal Edinaldo Silva de 29 anos, residentes na Aldeia Amambai.

Após ser retido pelos policiais, Aldir, que juntamente com Edinaldo foram indiciados em inquérito por “receptação de produtos furtados”, teria afirmado que o forno e uma TV que estava em seu poder teria sido deixados a seus cuidados por Mário Dobe, o “ Paraguaio” que estaria escondido no interior da Aldeia.

Os policiais efetuaram diligências e realizaram prisão de “Paraguaio” que teria afirmado ter praticado sozinho o furto e inclusive teria ameaçado os dois indígenas, Aldir e Edinaldo, caso relatassem que “Neguinho” teria participado do furto juntamente com ele. Diligências foram efetuadas, mas Ademar Garcia, o “Neguinho”, que ainda estaria escondido no interior da Aldeia Amambai em Amambai sob proteção de grupos indígenas, não foi encontrado.

A Dupla

A dupla Ademar Garcia, o “Neguinho” e Mário Dobe Toledo, o “Paraguaio” foi presa no ano de 2005, ambos por praticar furtos em Amambai.

Neguinho, que está condenado há 9 anos e 11 meses de prisão, foi preso pela Polícia Militar de Amambai no dia 11 de fevereiro de 2005 e após pouco mais de um ano de prisão, conseguiu direito a progressão para o regime semi-aberto de onde fugiu e voltou a cometer crimes contra a sociedade.

Já Ademar Garcia, o “Paraguai”, foi condenado há 5 anos e 6 meses de prisão, após ser preso, também pela Polícia Militar de Amambai no dia 6 de setembro de 2005 e ao receber o beneficio de progressão de regime, passando do regime fechado para o semi-aberto, também acabou fugindo e voltando a agir no mundo do crime.

Fugitivos tem punição, Diz Agepen

Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) em Mato Grosso do Sul, presos que recebem o beneficio de progressão de regime e fogem recebem punição pelo ato praticado.

De acordo com a direção do Estabelecimento Penal de Amambai ao serem recapturados, os detentos foragidos perdem todo o direito de receber novos benefícios em relação à pena que estão cumprindo e se caso tenham cometido crimes fora do presídio durante o período que estava foragido, além de responderem pelo crime cometido, ainda podem ser condenados de 6 meses a um ano de cadeia pelo ato da fuga.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete