21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Paraguai destrói 512 t. de maconha em operação na fronteira com o MS

2017-05-05 12:34:00

As forças de segurança do Paraguai destruíram 512 toneladas de maconha durante a segunda fase da Operação Soberania, realizada em conjunto entre a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Forças Armadas e Ministério Público no Deparamento (Estado) de Amambay, que faz fronteira seca com pelo menos quatro cidades de Mato Grosso do Sul, tais como Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Bela Vista. Ao longo de nove dias de trabalho, foram desmontados 50 acampamentos e desmatados 86 hectares de plantações. A estimativa é de que o prejuízo causado ao crime organizado esteja na casa dos 76 milhões de dólares.

De acordo com a Senad, as ações tiveram início em 26 de abril e foram encerradas ontem, contando com apoio de policiamento aéreo para reconhecimento de áreas de produção de maconha na região de matas de Pacola. Ainda conforme a corporação, além dos riscos levados à segurança e à saúde pública, bem como ao sistema financeiro do país, as grande plantações do narcotráfico também impactam na preservação do meio ambiente. Bosques e zonas de mata nativa usados como habitat para animais silvestres foram derrubados para dar lugar ao cultivo da droga.

Mais destruição

Em outra operação, a Senad destruiu no Departamento de San Pedro, vizinho de Amambay, mais de 23 toneladas de maconha. O trabalho teve como foco a aldeia indígena Tapy Kué, na zona rural de Isla Alta, distrito de Gral. Resquín. Lá Havai centro de cultivo e processamento contendo, além das plantas, 4,5 toneladas de folhas picadas e mais 800 quilos prontos para embalagem. Foi desmontado acampamento onde havia uma escopeta apreendida.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete