20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Preso grupo acusado de manter esquema de tráfico em Amambai

2017-03-12 18:09:00

Vilson Nascimento

A Polícia Civil prendeu na sexta-feira, 10 de março, quatro jovens indígenas, entre eles um menor de idade e outro procurado pela Justiça, acusados de manter um esquema de tráfico de drogas na Aldeia Amambai, em Amambai.

De acordo com a polícia no ato da prisão, que foi realizada com apoio do Conselho de Segurança e das lideranças da reserva indígena, que tem uma população estimada em mais de 7 mil habitantes, foi encontrado em poder do quarteto doze trouxinhas de maconha pronta para serem entregues aos usuários e um cigarro da droga.

Segundo a polícia na casa dos acusados também foi encontrado seis tabletes de maconha que juntos totalizaram 4,7 quilos da droga.

De acordo com a polícia, ao receberem voz de prisão os acusados Aristeu Duartes, de 21 anos, Jakiel Romero, de 19 anos, o adolescente de 16 anos e Wagner Rodrigues, de 23 anos, que inclusive estava com mandado de prisão, segundo a polícia, por descumprir determinação judicial após ser condenado por furto, teriam confessado estarem comercializado maconha no interior da reserva indígena.

Encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai, os três maiores de idade foram autuados em flagrante pelo delegado, Dr. Fabrício Dias dos Santos, pelo crime de tráfico de drogas e permanecem presos à disposição da Justiça.

Aristeu, Jakiel e Wagner foram submetidos nesta segunda-feira, 13 de março, à audiência de custódia junto ao Poder Judiciário em Amambai, onde o juiz irá decidiu por manter a prisão do trio, que foi encaminhado para a PAM (Penitenciária de Amambai).

O adolescente de 16 anos foi liberado, mas irá responder a “ato infracional” também pelo crime de tráfico, segundo a polícia.

Problema grave

O consumo de drogas lícitas como a bebida, por exemplo, e drogas ilícitas como a maconha e o crack, sobretudo entre os jovens, vêm ocorrendo com frequência e preocupando as lideranças e os moradores nas aldeias, em Amambai.

O aumento do número de usuários de substâncias entorpecentes, traz consigo também o aumentar a criminalidade e, sobretudo a violência nas comunidades indígenas, principalmente na Aldeia Amambai, por conta da densidade populacional.

Matéria atualizada às 16h08 dessa segunda-feira (13) para acréscimo de informações

Abaixo os acusados, Aristeu (e), Wagner, que já era procurado pela Justiça e Jakiel. Eles teriam confessado manter esquema de venda de drogas na Aldeia Amambai, segundo a polícia. (Foto: Vilson Nascimento)

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete