21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

PM realiza curso de formação

2007-01-17 14:45:00

A Polícia Militar está realizando em Naviraí o curso de formação e aperfeiçoamento policial, com previsão de 1.215 horas/aula, em período de dez meses, entre dezembro e o final de setembro. Oriundos de várias partes do Mato Grosso do Sul estão 36 alunos, sendo que no grupo de concursados há seis mulheres.
O Comandante do Batalhão da PM, Paulo César Monteiro Ayres, disse que além de renovar o efetivo, a corporação está formando pessoal para atuar também na guarda e escolta de presídios. As aulas práticas serão dadas no quartel, nas ruas e ambientes rurais e estradas, com a colaboração de instrutores e palestrantes ligados a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário.
Os policiais militares que já estudam e trabalham, como alguns que já auxiliam no setor de comunicação, em breve estarão tendo aulas práticas e reais, no trânsito, sempre com acompanhamento de militares com maior tempo de efetivação. Todos já são concursados e enquanto estudam, devem receber uma bolsa-salário.
A maior parte do grupo (cerca de 90%) tem nível universitário e assinaram termo aceitando ser designado para exercer funções em qualquer município do Estado. Eles devem receber aulas enfatizadas na ordem unida, policiamento preventivo, policiamento ostensivo e primeiros socorros.
Durante o curso serão ministradas 33 disciplinas, sendo que as que mais terão cargas de atividades são armamento e tiro defensivo e educação física militar, que terão 100 horas/aula. Fundamentos de gerência integrada em ações de risco é uma disciplina com carga prevista de 70 horas/aula.
As disciplinas do curso são armamento e tiro defensivo, telecomunicações, uso de força, ética e cidadania, fundamento dois conhecimentos jurídicos, direito administrativo, direito constitucional, relações humanas, educação física, sistema de segurança pública, gestão de informação, legislação da PM, manobras policiais, noções de toxicologia, gestão comunitária, ordem unida, preservação e valorização da prova, abordagem psicológica da violência, língua e comunicação, saúde no trabalho, segurança física de instalações, seminários e temas selecionados (30 horas de palestras), socorro de urgência, sistema informatizado, policiamento ostensivo, policiamento de trânsito, policiamento de guarda e escolta, gerência em situação de risco, policiamento ambiental, policiamento a cavalo e policiamento radio-motorizado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete