32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Polícia Civil faz alerta à população para evitar furtos

2016-12-22 20:44:00

Vilson Nascimento

Com a chegada do final do ano, Natal e Ano Novo, muitas famílias deixam suas residências para viagens mais prolongadas e até mesmo passar as festividades em casas de amigos e familiares.

É nessa hora que os larápios aproveitam para agir, invadir os quintais e até mesmo as residências para furtar.

De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) em Mato Grosso do Sul, 33 detentos dos regimes semiaberto e aberto que cumprem pena na PAM (Penitenciária de Amambai) receberam da Justiça o beneficio do indulto natalino e vão passar as festividades na rua.

A grande maioria dos detentos que recebem esse tipo de beneficio retornam dentro do prazo estipulado pela Justiça e não cometem nenhum tipo de alteração, mas já houve casos, inclusive em Amambai, de o indivíduo aproveitar o voto de confiança depositado nele para cometer nos delitos, inclusive furtos.

Preocupada em evitar delitos dessa natureza, a Polícia Civil faz um alerta à população em geral para a necessidade de adotar medidas preventivas e passa algumas dicas de como proceder para evitar surpresas desagradáveis ao retornar de viagem ou dos festejos de final de ano.

Veja dicas para evitar furto à residência:

Segundo a Polícia Civil algumas medidas de prevenção podem dificultar a ação de criminosos e evitar furtos à residência durante a viagem de final de ano e mesmo no dia a dia, quando o morador se ausentar da casa por determinado tempo.

De acordo com a Polícia Civil, antes de viajar a família deve avisar vizinhos de confiança sobre o período que vai permanecer longe de casa, deixando um telefone de contato para casos de emergência.

Caso notem algo estranho os vizinhos devem entrar em contato com a polícia e terão como avisar o morador onde ele estiver.

Outra dica é não deixar acumular correspondência na frente da residência: cartas, jornais, revistas. Se possível o correto é pedir para alguém recolher.

Mesmo cuidado também com cadeados que não devem ser mantidos do lado de fora do portão. Isto pode ser indicativo de que houve a saída dos moradores.

A Polícia Civil também orienta os moradores a deixar desligada a campainha, pois isso deixará em dúvidas quem tocá-la apenas para verificar se há alguém na casa.

Durante viagens prolongadas os moradores não devem deixar uma luz acessa, pois se durante a noite ela é útil, de dia é indicativa da ausência de pessoas na residência. É interessante a instalação de “timers” para que acendam as luzes internas e externas na residência no período noturno.

Antes viajar é preciso verificar antecipadamente sobre os pontos mais fáceis de acesso à residência e bloqueá-los.

Segundo a polícia a melhor dica para a proteção da residência contra ladrões durante a ausência do morador é fazê-la parecer habitada.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete