15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

SIG intensifica ações para desvendar furtos em Amambai

2016-11-10 11:49:00

Vilson Nascimento

Com o objetivo de dar resposta à sociedade em relação a esse tipo de delito, o SIG (Setor de Investigação Geral) da Delegacia de Polícia Civil local, está intensificado as investigações de casos de furtos ocorridos na cidade, em Amambai.

Nessa quarta-feira, 9 de novembro, dois casos foram desvendados e duas pessoas, ambas com passagens pela polícia por delitos dessa natureza (Veja a reportagem sobre as prisões na edição impressa do jornal A Gazeta desta sexta, dia 11), foram presas e autuadas em flagrante.

De acordo com o SIG, a meta é desvendar o maior número de casos possíveis e prender os autores com o objetivo de garantir tranquilidade para a população, principalmente nesse período de final de ano, quando as pessoas costumam viajar.

Nesse período, segundo a polícia, com os moradores ausentes, as residências e até mesmo empresas ficam mais vulneráveis em relação à ação desse tipo de criminoso, geralmente usuários de drogas que praticam arrombamentos e furtos para angariar dinheiro ou até mesmo trocar os produtos furtados nas chamadas “bocas de fumo”, para manter o vício.

Vale ressaltar que após a implantação do sistema de audiência de custódia, o fato de a polícia ter  prendido o indivíduo em situação de flagrante, praticando o furto ou momentos após praticar o ato delituoso, não é a garantia que ele permanecerá preso.

Um juiz é que decide se mantém a prisão ou libera o acusado para responder em liberdade.

Dicas para garantir a segurança para evitar furto à residência:

Segundo a Polícia Civil algumas medidas de prevenção podem dificultar a ação de criminosos e evitar furtos à residência durante a viagem de final de ano e mesmo no dia a dia, quando o morador se ausentar da casa por determinado tempo.

De acordo com a Polícia Civil, antes de viajar a família deve avisar vizinhos de confiança sobre o período que vai permanecer longe de casa, deixando um telefone de contato para casos de emergência.

Caso notem algo estranho os vizinhos devem entrar em contato com a polícia e terão como avisar o morador onde ele estiver.

Outra dica é não deixar acumular correspondência na frente da residência: cartas, jornais, revistas. Se possível o correto é pedir para alguém recolher.

Mesmo cuidado também com cadeados que não devem ser mantidos do lado de fora do portão. Isto pode ser indicativo de que houve a saída dos moradores.

A Polícia Civil também orienta os moradores a deixar desligada a campainha, pois isso deixará em dúvidas quem tocá-la apenas para verificar se há alguém na casa.

Durante viagens prolongadas os moradores não devem deixar uma luz acessa, pois se durante a noite ela é útil, de dia é indicativa da ausência de pessoas na residência. É interessante a instalação de “timers” para que acendam as luzes internas e externas na residência no período noturno.

Antes viajar é preciso verificar antecipadamente sobre os pontos mais fáceis de acesso à residência e bloqueá-los.

Segundo a polícia a melhor dica para a proteção da residência contra ladrões durante a ausência do morador é fazê-la parecer habitada.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete