15.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Inquérito que investiga índios presos será relatado hoje

2007-01-16 05:45:00

Vilson Nascimento

O inquérito policial que investiga o assalto praticado por quatro indígenas guarani-kaiowá residentes na Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia será relatado hoje, terça-feira e deverá correr pela Justiça Estadual.
As informações são do delegado que comandou a investigação do caso, Dr. Marcelo Damaceno, titular da Delegacia de Polícia Civil de Coronel Sapucaia, que atualmente responde pela Delegacia de Amambai.
Dr. Marcelo confirmou ter conversado ontem à tarde com o Procurador Geral da República, Dr. Charles Stevan da Mota Pessoa do Ministério Público Federal que defende que o caso seja repassado a polícia e a Justiça Federal, mas segundo o delegado, o processo deverá correr mesmo é pela Justiça Estadual, já que o Ministério Público Estadual de Amambai teria manifestado que vai atuar no caso. “Quando ocorreu as prisões contatamos a Polícia Federal, mas eles não quiseram assumir o caso e todo o trabalho acabou sendo desencadeado por nós, da Polícia Civil”, disse Dr. Marcelo Damaceno.
Os quatro indígenas, que estão presos no EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai), entre eles Francisco Fernandes de 38 anos, apontado como líder do grupo que invadiu, na sexta-feira, 5, a Fazenda Madama na região do Curussu Ambá, na divisa entre os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, foram presos no final da manhã da segunda-feira, 8, quando transitavam com um trator de propriedade de arrendatários da fazenda invadida no dia 5 e trasionando uma carreta, que segundo as informações, teria sido tomada em assalto pelo próprio grupo na manhã da segunda-feira, 8, de uma fazenda vizinha a fazenda ocupara.
Pressão
Índios remanescentes do grupo invasor, que estão bloqueando desde a quinta-feira a rodovia MS 289 que liga Coronel Sapucaia a Amambai exigem, como moeda de troca para liberar o tráfego na estrada, o principal acesso de Coronel Sapucaia a Amambai e ao resto do Estado, a libertação dos quatro indígenas presos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete