23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Acusada de matar marido à faca vai a júri nesta quarta em Amambai

2016-08-30 19:18:00

Vilson Nascimento

Vai a júri popular na manhã desta quarta-feira, dia 31 de agosto, uma mulher de 46 anos, acusada de matar o marido a facada, em Amambai.

O crime aconteceu na noite do dia 24 de dezembro 2014, véspera de Natal, na Aldeia Limão Verde, onde o casal que era indígena residia.

De acordo a denúncia formulada pelo MP (Ministério Público), após um desentendimento entre o casal, supostamente depois do consumo de bebida alcoólica, de posse de uma faca, Inocência Benites teria desferido um golpe contra o peito do marido, Paulo Martins.

Paulo foi socorrido ainda com vida, mas morreu ao dar entrada no Pronto Socorro do Hospital Regional, em Amambai.

Segundo a denúncia, o casal que possui seis filhos, frequentemente brigava, sempre em virtude do consumo de bebida alcoólica.

Júri começa às 8h da manhã

As sessões do Tribunal do Júri, que em Amambai sempre se iniciam a partir das 8h da manhã da data estipulada, são públicas e podem ser acompanhadas por qualquer cidadão.

Quem vai a júri popular?

No Brasil só vai a júri popular, ou seja, são julgadas por membros da própria sociedade, pessoas denunciadas por crimes contra a vida como homicídios e tentativa de homicídio.

Crimes como furto, roubo e tráfico de drogas, comum em Amambai e região, são submetidos a júri singular. Nesses casos o juiz é quem faz o julgamento e em caso de condenação, determina a pena à ser aplicada ao réu, sempre seguindo os preceitos da lei.

Quem pode ser jurado?

Para ser jurado o cidadão ou cidadã tem que ser maior de 18 anos, ter notória idoneidade, estar em pleno gozo dos direitos políticos, não ter sido processado criminalmente e prestar o serviço gratuitamente (voluntário).

O surdo com aparelho auditivo pode ser jurado. Para os maiores de 70 anos, a função de jurado é facultativa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete