19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

PF faz operação contra o tráfico internacional de drogas em MS

2016-06-29 09:35:00

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro desde a manhã desta quarta-feira, dia 29 de junho, nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Estão sendo cumpridos 81 mandados judiciais, sendo 14 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e 7 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento.

Até as 6h40, onze pessoas tinham sido presas, segundo a PF.

A investigação começou em janeiro do ano passado e identificou que um dos grupos responsáveis pelo transporte de cocaína estava instalado em Londrina, no norte do Paraná. Eles distribuíam o entorpecente para o Brasil, Bolívia, Colômbia e Espanha. Um casal boliviano, responsável pelo envio de cerca de duas toneladas de cocaína por mês ao Brasil, foi preso no decorrer das investigações.

De acordo com a PF, o transporte da cocaína era feito em caminhões e carretas com fundos falsos, que normalmente levavam cargas lícitas na tentativa de driblar a fiscalização. Os motoristas que faziam as viagens sabiam da irregularidade.

O nome da operação foi batizado de Quijarro, uma referência à cidade boliviana que faz fronteira com Cortumbá, em Mato Grosso do Sul e de onde partia a droga para o Brasil. As cidades alvo são Londrina e Araucária, no Paraná; Corumbá, no Mato Grosso do Sul; e Martinópolis, Presidente Prudente e capital, em São Paulo. A ação conta com a participação de 150 policiais federais.

Além de tráfico internacional de drogas, também estão sendo investigados crimes como lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, falsificação de documentos públicos e privados, furto, roubo, homicídio e organização criminosa. Se forem condenados, os presos poderão cumprir mais de 20 anos de prisão.

RESUMO DA OPERAÇÃO

  • Objetivo: combater quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas.

  • Mandados judiciais: 81, sendo 14 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e 7 de condução coercitiva.

  • Mandados de prisão cumpridos até as 7h40: 11.

  • O que descobriu: um dos grupos investigados tinha sede em Londrina e transportava cocaína para o Brasil, Bolívia, Colômbia e Espanha.

Apreensões

Desde o início das investigações já foram apreendidasmais de três toneladas de cocaína. Também foram sequestrados cerca de 10 milhões de dólares do núcleo boliviano da quadrilha e foram identificados no Brasil os imóveis que eram utilizados como uma espécie de depósito de carregamento, descarregamento e confecção de fundos falsos.

Sete imóveis no Brasil já foram identificados e diversas contas bancárias dos investigados também foram bloqueadas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete