32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Polícia Militar troca comando nesta terça-feira em Amambai

2016-05-28 17:32:00

Vilson Nascimento

Uma solenidade militar prevista para as 9h da manhã desta terça-feira, dia 31 de maio, uma terça-feira, vai marcar a passagem de comando na 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), com sede em Amambai.

Deixa o comando da unidade policial o Major Josafá Pereira Dominoni e assume em seu lugar o também Major da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Carlos Magno da Silva.

Major Dominoni, que está no comando da 3ª CIPM desde fevereiro de 2014, quando substituiu o também Major Wilson César Velasques, vai assumir o comando do CIOPs (Centro Integrado de Operações de Segurança), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, em Dourados.

O futuro comandante da 3ª Companhia Independente, Major Magno, já comandou 2º Pelotão de Polícia Militar de Caarapó, a Polícia Militar Ambiental (PMA) em Dourados e também exerceu o cargo de subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ponta Porã.

Além de Amambai, a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar é responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios de Tacuru, Paranhos e Coronel Sapucaia, assistindo a uma população estimada em 72 mil habitantes.

A transferência periódica de comando de unidades de segurança pública é medida administrativa comum na Polícia Militar, em Mato Grosso do Sul.

Veja balanço do período em que Josafá Dominoni comandou a 3ª CIPM:

A 3ª CIPM FOI CRIADA EM 21/03/2003 E ATENDE OS MUNICIPIOS DE AMAMBAI, CEL SAPUCAIA, PARANHOS E TACURU.

NA DATA DE 01 DE FEVEREIRO DE 2014 FUI CONVIDADO PELO ENTÃO CMT GERAL CEL DAVID, ATUALMENTE DEPUTADO ESTADUAL , PARA ASSUMIR A 3ª CIPM. RECEBI ALGUMAS MISSÕES QUE VIERAM PELAS RECLAMAÇÕES E SOLICITAÇÕES ORIUNDAS ALGUMAS DESSA CASA, OUTRAS DO CONSELHO C. SEG , OUTRAS DE LÍDERES COMUNITARIOS , DE EMPRESÁRIOS E DE POLICIAIS MILITARES… DENTRE ESSAS DESEJO DESTACAR AS SEGUINTES:

1 – Acidentes de trânsito.. em média 03 a 08 por dia e nos finais de semana 18 oc.;

2 – Mortes no trânsito … sendo que em apenas dois anos 09 mortes ocorreram;

3 – Desrespeito as normas de circulação e trânsito conturbado sem o respeito mínimo a circulação ;

4 – Violência doméstica , na faixa de 12 a 15 casos por final de semana;

5 – Violência Urbana na casa dos 05 a 08 diários;

6 – Furtos, roubos e arrombamentos em quase todos os bairros e área central.

7 – Pertubação ao sossego, gerando inclusive mal estar social

7 – Desmotivação interna na PM , bem como uma unidade extremamente abandonada em sua estrutura, sem condições mínimas de trabalho.

8 – Distanciamento da sociedade ordeira daquela que existe para servi-la

Diante de tão árdua missão e sabedor de que sem relacionamentos saudáveis e comprometidos com a Segurança Pública nada alcançaríamos, iniciamos nossos trabalhos ouvindo a Sociedade e nossos policiais . Estudamos os Boletins de Ocorrências, as reclamações e as pessoas nos bairros e então iniciamos os trabalhos com a Prática do Policiamento Inteligente e da filosofia de polícia comunitária atendendo as demandas da sociedade de maneira rápida e eficiente , algumas vezes incisiva e outras com a utilização do bom senso.

No âmbito interno motivamos nosso policial com a prática da Gestão compartilhada ( ouvir para decidir ) ; nos aproximamos de nossa co irmã a PC e do MP e Judiciário. Reformamos a estrutura Policiai Militar e a deixamos com condições de atender o publico interno e o externo.

Através das ações como :

1 – Implantação do Policiamento Inteligente;

2 – Criação do Projeto Mulher Segura

3 – Operações de Trânsito e fiscalização

4 – Retorno das atividades do Posto Policial da Vila Limeira

5 – Operaçao Bairro Seguro

6 – Operação Amambai tranquila ( combate a perturbação ao sossego )

7 – Criação com COMCISP

8 – Reativação do CCS

Alcançamos os seguintes resultados nestes dois anos e quatro meses :

1 ) Atendimento a mais de 300 famílias vítimas da violência domestica, com visitas domiciliares e atendimento humanizado levando a quebra do ciclo da violência doméstica, bem como a diminuição em torno de 80% da reinscidência.

Controle e fiscalização das Medidas Protetivas, hoje com 79 Medidas Expedidas e fiscalizadas pela Polícia Militar.

2) Ocorrências Registradas: 37 .826 ocorrências empenhadas. Mostrando que o telefone 190 está atuante e empenha as viaturas.

3) Cumprimento de Mandado de Prisão: 91 pessoas foragidas, fruto das Operações e Blitz

4) Armas de fogo apreendidas: 40 armas de fogo entre revólveres e pistolas, resultado das abordagens a pessoas, evitando assim um imensurável numero de homicídios e roubos.

5 Recuperação de veículos furtados ou roubados: 105 veículos recuperados, resultado das rondas e blitz

6) Apreeensões de drogas: 26.660 kg ou seja quase 27 toneladas de drogas que não chegaram ao seu destino e destruindo vidas.

7) Veículos retirados de circulação por estarem trafegando sem as condições legais : 1.292 veículos

8) Blitz de trânsito: 1.155 e 5.975 multas lavradas e 164 CNH recolhidas por direção perigosa e embriagues ao volante. Alcançando um resultado de menos de 05 acidentes de trânsito semanais e 0 mortes no trânsito ( lembrando que entre os anos de 2010 a 2013 , foram registrados uma média de 5 acidentes dia e 18 nos final de semana , com mais de 09 mortes no trânsito. Hoje conseguimos passar dias seguidos sem acidentes.

Trabalhamos com afinco por uma cidade que aprendemos a amar e respeitar. Tenho certeza que o próximo comandante continuará nosse trabalho. Fornecer os caminhos para a Segurança Pública em uma cidade depende de conhecimento, amor , dedicação e parcerias… parcerias essas que aqui em Amambai recebemos e alcançamos : Pela Prefeitura Municipal; Pela Camara de Vereadores, Pelos Líderes Comunitários, Pelos Empresários, Pelos Sindicato rural, Pela MP , Pelo Judiciário e por toda sociedade ordeira que entendeu as mudanças , abraçou a causa de Segurança Pública e transformaram uma cidade em uma CIDADE TRANQUILA E SEGURA DE SE VIVER.

Concito e conclamo aos nobres vereadores que respeitem, honrem, sejam parceiros do trabalho da Polícia Militar , pois ela trabalha em turnos de 24 horas para que seus correligionários tenham no mínimo Segurança em suas casas, suas famílias , suas ruas e suas escolas e se o amigo do alheio ou o inimigo das vidas atentarem contra os mesmos encontrarão uma POLICIA MILITAR, CONFIANTE, MOTIVADA, RECONHECIDA E DEDICADA A CIDADE QUE JUROU SERVIR, MESMO COM O RISCO DA PRÓPRIA VIDA.

Aos meus companheiros de farda… policiais militares Obrigado , de público, pelo empenho, pela dedicação, pela quebra de paradigmas, pela confiança a mim depositada como Comandante e pelo resultado apresentado, pois contra fatos não há argumentos . Viva a Polícia Militar…. Deus abençoe a todos.

Josafá Pereira Dominoni

Major PM 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Enquete