21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Desembargadora nega pedido para sepultar Churete na Madama

2007-01-13 10:08:00

Vilson Nascimento

A Desembargadora Dr. Suzana Camargo do Tribunal Regional Federal da 3ª Região em São Paulo negou, no início da noite de ontem, sexta-feira, o pedido do Procurador da República Charles Stevan da Mota Pessoa do Ministério Público Federal de Dourados para o sepultamento da indígena Churete Lopes de 70 anos, morta na manhã da última terça-feira durante confronto, supostamente com fazendeiros da região, na Fazenda Madama, na divisa entre os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia durante uma desocupação de terras invadidas.
A decisão da Desembargadora seguiu a mesma linha da decisão aplicada pela Justiça Federal de Ponta Porã que já havia negado o mesmo pedido na quarta-feira passada.
Como forma de protesto pela decisão da Justiça de Ponta Porã, índios guarani-kaiowá da Aldeia Taquapery em Coronel Sapucaia, que ainda não tem conhecimento da decisão do TRF tomada ontem, mantém desde a manhã de ontem, o bloqueio da rodovia MS 289 entre Amambai e Coronel Sapucaia. Eles querem sepultar a indígena assassinada que ainda permanece sendo velada no interior da citada aldeia, na Fazenda Madama onde foi morta na terça.
Agora a pouco o administrador regional da Funai em Amambai Gildo Martins, acompanhado por um funcionário do Ministério Publico Federal de Dourados se deslocou para a região da rodovia bloqueada para repassar a notícia do pedido negado aos indígenas e tentar negociar a liberação da pista.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete