22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Polícia Civil procura quatro foragidos da cadeia em Iguatemi

2015-11-27 23:16:00

Vilson Nascimento

A Polícia Civil local e os demais organismos policiais da região estão à procura de quatro detentos que fugiram da cadeia pública que funciona anexa a Delegacia, em Iguatemi no final da tarde dessa sexta-feira, dia 27 de novembro.

Entre os fugitivos estão Doglas Gonçalves Rubitalti, de 19 anos, segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) com passagens pela polícia por roubo e furto qualificado, Alexandro Ferreira da Silva, de 30 anos, com passagens por roubo, furto qualificado e violência doméstica, Dirley de Senen Teles, de 20 anos, preso por homicídio qualificado e Ezenildo Ribeiro Veiga, 28 anos, preso por tráfico de drogas.

Segundo as informações, armados com uma arma artesanal, uma espécies de espeto conhecido como “chucho”, geralmente feitos à base de ferro de construção ou eixo de ventilador, Doglas Rubitalti e Alexandro Ferreira da Silva renderem o investigador de plantão na Delegacia no momento que o policial entregava alimentos para os marginais.

Antes de fugir os criminosos teria revistado o investigador a procura de sua arma, mas como, por medida de segurança, existia uma determinação da autoridade policial local, no caso o delegado, para não adentrar portando arma de fogo no setor de celas da Delegacia, o investigador estava desarmado.

Parte dos detentos permaneceu mantendo o investigador retido na galeria de celas enquanto os criminosos fujões reviravam o cartório da Delegacia em busca de armas, porém não conseguiram êxito tendo em vista que a arma do policial rendido estava trancada dentro de um armário.

De acordo com a polícia, durante a fuga os marginais ainda teriam levado o sistema de armazenagem de imagens do sistema de monitoramento da Delegacia, mas o equipamento foi abandonado e localizado pela polícia.

O investigador foi mantido como refém dos detentos que não quiseram fugir, cerca de 35 homens, até que o quarteto fugisse do prédio, depois acabou liberado.

Depois de solto pelos presos, o policial que apesar das ameaças não sofreu ferimentos, acionou a Polícia Militar e as buscas pelos foragidos deram início.

A polícia solicita a quem tiver informações sobre o paradeiro dos foragidos para comunicar, mesmo que de forma anônima, a Delegacia de Polícia Civil de Iguatemi pelos telefones; (67) 3471-1073 e (67) 3471-1372.

A informação também pode ser passada à Polícia Militar de Iguatemi no telefone (67) 3471-1313, através do 190, o telefone de emergência da Polícia Militar em todo o Estado, ou na unidade policial mais próxima.

Segundo Caso

Esse foi o segundo caso de fuga de presos de delegacia registrado na região Cone Sul de Mato Grosso do Sul em uma semana.

No final de semana passado um investigador da Polícia Civil foi violentamente agredido por marginais durante uma fuga que ocorreu na cadeia que fica anexa à Delegacia de Polícia Civil de Itaquiraí.

Problema Grave

Na região Cone Sul do Estado, além de Iguatemi e Itaquiraí, outras quatro delegacias de Polícia Civil contam com cadeias anexas, Sete Quedas, Mundo Novo, Eldorado e Caarapó.

Nessas localidades, policiais civis que deveriam atuar na investigação de crimes, sofrem desvio de função e são obrigados a cuidar de presos, atribuição que deveriam ser exclusiva para agentes penitenciários formados pelo Estado e com treinamento especifico para desempenhar função dessa natureza, porém o Estado é omisso em relação a questão.

Veja abaixo os quatro foragidos da cadeia de Iguatemi nessa sexta:

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete