14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rapaz é preso pela PM após furtar TV “furtada” em Amambai

2015-09-02 14:28:00

Vilson Nascimento

A prisão, por parte da Polícia Militar, de um rapaz de 18 anos, já com várias passagens por prática de delitos diversos, levou o SIG (Setor de Investigação Geral) da Delegacia de Polícia Civil local a desvendar diversos furtos ocorridos em Amambai nas últimas semanas.

A ação também resultou na prisão em flagrante de um homem sob acusação de comprar produtos furtados e no indiciamento de um terceiro indivíduo por furto mediante o abuso de confiança.

A prisão de Lucas

A operação policial que resultou no desvendamento dos crimes começou a ter desdobramento na noite de domingo, dia 30 de agosto, quando a Polícia Militar foi acionada por familiares da vítima, o Marcos Andrade Pianderes Oruê, de 37 anos, para atender a um caso de furto de TV ocorrido em uma residência situada na Vila Varocopa.

Segundo a PM após o furto, os policiais prenderam o autor do delito, Lucas Daniel Rodrigues da Silva, de 18 anos.

Segundo a polícia, Lucas, que já tem diversas passagens por crimes como furto e inclusive tráfico de drogas quando ainda era menor, foi localizado pelos PMs quando se escondia no forro da casa onde reside, também situada na Vila Varocopa.

No ato da abordagem os policiais teriam encontrado juntamente com Lucas no forro da casa, o televisor marca LG 42 polegadas furtada da residência de Marcos Oruê.

As investigações

Ao assumir as investigações do caso, após Lucas Daniel e o televisor serem encaminhados para a Delegacia, o SIG descobriu que a TV furtada pelo rapaz da casa de Marcos Oruê, na realidade havia sido furtada recentemente por um comparsa de Lucas, o André Lucas dos Santos, de 20 anos, da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Amambai.

De acordo com o delegado titular de Polícia Civil em Amambai, Dr. Mikaill Alessandro Gouveia Faria, que preside o inquérito que apura o caso, André dos Santos teria trabalhado como auxiliar de pedreiro em uma obra na sede da OAB local e tinha acesso a chave da sede da entidade.

Como no ato do furto da TV não houve arrombamento, as suspeitas são que ele teria feito uma cópia da chave, o que possibilitou a entrada e a saída sem provocar danos na estrutura da edificação.

Segundo a polícia, na ocasião, após furtar a TV na OAB, o autor do furto em companhia de Lucas Daniel, teria vendido o aparelho furtado para Marcos Oruê.

Furto na farmácia

De acordo com o SIG, a prisão de Lucas Daniel também consolidou a elucidação de um furto ocorrido na semana passada na Farmácia do Povo, situada no centro da cidade, em Amambai.

Na ocasião ladrões adentraram no estabelecimento comercial após removerem telhas e quebrarem o forro de PVC e furtaram um telefone celular, um notebook e R$ 500 reais em dinheiro.

Segundo o SIG, câmeras de segurança de um estabelecimento das imediações apontavam um indivíduo com as características de Lucas Daniel como autor do furto e como ele, apesar da pouca idade, já vasta ficha criminal, os policiais já vinham investigando seus passos.

Após ser preso pelo furto da TV na noite de domingo, Daniel Lucas confessou o furto na farmácia e delatou um comparsa, que está sendo procurado pela polícia.

Segundo relatou Lucas a polícia, o companheiro na ação criminosa não teria participado diretamente do furto na farmácia, ele teria ficado do lado de fora observando a movimentação.

De acordo com a Polícia Civil, o notebook furtado da farmácia foi encontrado em poder de Marcos Andrade Pianderes Oruê. Já o celular e o dinheiro levado do estabelecimento comercial não foram recuperados.

Segundo o SIG, Lucas Daniel também teria confessado o furto de duas motocicletas no decorrer deste mês de agosto em Amambai, uma Honda CG 150cc furtada no dia 14 e uma Honda CBX 250 Twister.

De acordo com a Polícia Civil, Lucas Daniel relatou que as duas motos foram levadas para o Paraguai. ´

A CG 150 foi recuperada. Já a Twister placa ASN 2357 de Amambai-MS, não foi localizada.

À reportagem do grupo A Gazeta, Lucas Daniel, que quando menor furtou diversas motos em Amambai e todas tinham como destino a cidade de Capitan Bado, no Paraguai, disse que a polícia adere a ele o furto de pelo menos 32 motocicletas na cidade.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Dr. Mikaill Faria, Lucas Daniel da Silva foi autuado em flagrante pelo crime de furto e está preso.

Marcos Andrade Oruê, que segundo a polícia adquiriu a TV furtada da OAB e o notebook furtado na farmácia foi autuado em flagrante por receptação e foi liberado para responder ao processo em liberdade depois de pagar R$ 1 mil reais de fiança.

De acordo com o delegado, como não estava em situação de flagrante, André Lucas dos Santos, acusado de furtar a TV da OAB, foi indiciado em inquérito por furto e, caso não tenha a prisão preventiva decretada pela Justiça, vai responder ao processo em liberdade.

No Brasil a legislação diz que uma pessoa só pode ser mantida presa em duas situações; no caso de prisão em flagrante delito ou por mandado de prisão expedido pela Justiça.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete