20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Editorial “Umidade do ar” por Clesio Ribeiro

2007-09-11 16:54:00


                O Mato Grosso do Sul está em estado de alerta quanto à baixa umidade do ar. Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), umidade do ar entre 12% e 20% significa estado de alerta. E é o que está sendo verificado no nosso estado nos últimos dias (abaixo de 20%), incluindo a nossa região. Além da baixa umidade, as queimadas são agravantes que preocupam nessa época de extensa estiagem. É bom prestar atenção nos cuidados necessários para amenizar a situação e evitar problemas de saúde.

                De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), a baixa umidade é causada por uma massa de ar quente e seco que está sobre o Brasil Central e atinge 11 estados além do Distrito Federal. A escala de qualificação da umidade relativa do ar é de atenção (20% a 30%), alerta (12% a 20%) e alerta máximo (abaixo de 12%), segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura), da Unicamp. O ideal para a saúde humana é uma umidade acima de 60%.

                É desaconselhável atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas, podem agravar quadros de rinite, alergia respiratória, bronquite, asma, o que é comprovado pelo aumento de pacientes nos hospitais e postos de saúde. A aspereza da pele, rachaduras nos lábios e leve falta de ar, são os primeiros sintomas no ser humano.   

                Principalmente as crianças e idosos têm que ter cuidados redobrados. Nas regiões mais quentes do Brasil, como Cuiabá e Goiás, onde a temperatura passa de 40º e o clima é seco, a população já mantém alguns hábitos que podemos adotar como toalhas molhadas e bacias com água no quarto, hidratante para o corpo, principalmente as mãos e rosto, soro fisiológico, principalmente para crianças, além, é claro, de ingerir muita água e frutas.

                O alerta vem sendo feito de forma generalizada para toda a região centro-oeste. Enquanto permanecer esse clima seco e sem previsão de chuvas, o melhor é tomar os cuidados básicos com a saúde e evitar as queimadas que além de piorar a qualidade do ar, destroem vegetações e põem em risco motoristas que trafegam pelas rodovias. Estamos em estado de alerta!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete