26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

A origem de Satanás – Por Eloir Vieira

2015-08-07 14:56:00

No texto de Ezequiel 28, a partir do versículo 12, o profeta nos apresenta um quadro da possível origem de Satanás. Ezequiel dirige-se ao “rei de Tiro” falando aparentemente a um homem, mas, na verdade se referia a um “querubim” (um anjo), que espiritualmente estava na vida do rei. A Palavra relata quem era esse anjo, como vivia, e o que se tornou após se rebelar contra Deus: “Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem” (Ez 28.13-17).

O belo e bom anjo tornou-se um diabo, Satanás: “E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Ap 12:7-9).

Como pode um anjo de Deus, ocupando uma função especial, de autoridade e poder, se rebelar contra seu Criador? Simples: Deus criou tanto os anjos quanto o ser humano, com vontade própria (livre arbítrio). Deus nunca teve a intenção de ser adorado, reverenciado, respeitado, por obrigação; e sim, por opção! Satanás, partiu para o ataque e conseguiu uma grande vitória quando levou o ser humano a desobedecer a Deus (Gn 3). Desde então, há uma batalha travada entre os exércitos de Deus e os exércitos de Satanás. Por isso, nossa luta aqui na terra é maior do que imaginamos. Ela não é somente na esfera humana, mas também acontece na esfera espiritual; as forças malignas estão nas regiões celestes e operam em todo o mundo (Ef 6.12). A nossa maior batalha é contra os exércitos de Satanás, que procuram nos desviar do caminho certo e nos conduzir ao pecado. Jejum e oração são poderosas armas contra Satanás. Vale a pena lutar com essas armas para que a batalha seja vencida; primeiro no céu e, depois, na terra. Nossa guerra não é contra a carne e o sangue, mas contra espíritos malignos!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete