23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Enfoque – por ClesioRibeiro

2007-09-05 06:45:00

## O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – divulgou uma prévia do censo populacional realizado esse ano em todo o país. O Estado de Mato Grosso do Sul cresceu 7% em sete anos.

## O município de Amambai figura entre os que tiveram aumento da população; conta com 32.790 habitantes. Em relação ao último censo, em 2000, houve aumento de 4%, quando tinha 31.500. Já pelo censo demográfico de 2003 quando o município constava com 32.095 habitantes, houve aumento de 2%.

## É um dado que mostra que há um crescimento de Amambai, apesar das dificuldades que a região enfrentou nos últimos anos, com crise da aftosa e da agropecuária, nós tivemos aumento de pessoas morando aqui.

## O município que mais cresceu no Estado foi Sidrolândia que fica enconstado em Campo Grande, a 50 quilômetros. Em 2000 tinha 23.483 habitantes e hoje tem 37.548 habitantes, um aumento de 62%.

## A mudança de partidos será intensa nesse mês de setembro. A tendência é muita gente correr para o partido do governador, o PMDB. Na dúvida, é melhor sair candidato ao lado do governador.

## O prefeito de Caarapó, Mateus Palmas (PR), anunciou sua filiação no PMDB. O mesmo aconteceu com o prefeito de Naviraí, Zelmo de Brida, que também deixa o PR.

## Mas quanto a candidatos a vereador, a tendência é que os pré-candidatos procurem partidos que não tenham muitas estrelas para concorrer na eleição no ano que vem. É praticamente certo que o Congresso vote pela proibição da coligação na proporcional.

## Cada partido vai ter que se virar com o que tem para atingir o coeficiente eleitoral. Ou seja, partidos nanicos não devem ter sucesso na formação de chapas e o prazo vence no final desse mês.

 ## O vereador Aguiar, disse que já está trabalhando para fortalecer o DEM para ter uma chapa completa de vereador. O objetivo é acolher pré-candidatos de nível médio, ou seja, com densidade eleitoral entre 300 a 350 votos.

## A mesma avaliação faz o vereador Carlinhos do PPS. Conforme ele, seu partido não vem tendo dificuldade de formar chapa para vereador, porque não é um partido de “estrelas”. Tem o vereador Carlinhos que foi eleito com 530 votos…

## Mas a briga pela cadeira na Câmara de Vereadores em Amambai será duríssima. Só têm nove vagas  e os partidos são muitos. Pelos cálculos de quem entende um pouco do quadro, a situação é mais ou menos essa:

## O PMDB deve fazer 2, o PR deve fazer 2, o PSDB 1 ou 2, o PDT faz 2, PPS 1 ou 2, o PTB 1, e vêm depois o PT, PSB, DEM e um monte de nanicos em formação que faria pelo menos 1. Nessa conta já foram 12 cadeiras e só tem 9…

## Até o dia 30 de setembro os pré-candidatos têm que decidir seu futuro em algumas dessas siglas partidárias. Não é uma decisão fácil…

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete