27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Editorial “Energia mais barata” por Clesio Ribeiro

2007-09-01 10:47:00

                A Enersul vai reduzir suas tarifas elétricas em 3,014%. O acordo foi firmado com os deputados estaduais que atuam na CPI da Enersul e já começa a valer a partir de sábado, dia 1º. Uma vitória dos deputados que insistiram nessa CPI que vai beneficiar toda a população. Mas a briga contra a Enersul não pára por aí. Os consumidores podem ser ressarcidos pela cobrança que vinha sendo feita a mais ao longo dos últimos anos.

                Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que a população brasileira está gastando 82,41% da sua renda nas três despesas básicas do consumo: habitação, alimentação e transporte. Gastos com habitação levam a maior fatia da renda: os brasileiros gastam com moradia 35,5% do total das despesas; com alimentação, 20,75% e transporte 18,44%. Mas os gastos com energia elétrica não estão aferidos nesta pesquisa.

                Nos últimos anos a tarifa de energia elétrica aumentou muito em Mato Grosso do Sul.   A tarifa mais cara do País é a praticada pela Enersul, distribuidora que atende aos consumidores de Mato Grosso do Sul, cerca de 32% acima da média nacional. Se não fosse a CPI não haveria nunca uma diminuição do valor. Os diretores, que recebem salários de R$ 200 mil por mês sempre vêm com as justificativas de que o custo é alto e  é necessário a tarifa alta.

                O diretor-presidente da Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), Anízio Tiago, disse na manhã de ontem que se houve mesmo erro de cálculo da tarifa da Enersul como informou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os consumidores devem ser ressarcidos imediatamente. Ele reforçou ainda que em 2003 a empresa reajustou a tarifa em 51,9%, sendo 42% de imediato e o restante dividido nos anos seguintes.

A energia pode ser apenas um dos itens absurdos e abusivos que pagamos em impostos e tarifas públicas. A taxa de esgoto, em 70% cobrada pela Empresa de Saneamento do Estado, a Sanesul, é demasiadamente “cara” e desestimula o interesse da população pelo tão falado saneamento básico que melhora a saúde. Parabéns aos deputados que insistiram nessa questão da Enersul e conseguiram baixar as tarifas. Que outros setores também sejam investigados para o bem dos consumidores.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete