15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Periscópio “Abre-te Sésamo!” por Antonio Luiz

2007-09-01 09:43:00


Abre-te Sésamo! – Confesso que andava preocupado com o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal dos quarenta “quadrilheiros” do mensalão. O histórico daquela Casa de Leis era bastante desfavorável à ética, aos bons costumes  nos meios políticos. Até hoje, segundo os que acompanham de perto, nenhum político – como se sabe, eles têm foro previlegiado – havia sido condenado pelos senhores juízes. Agora também não. Foi julgado o acatamento da denúncia do procurador geral da República Antonio Fernando de Souza – esse sim, um homem que honra a sua pátria – contra a “sofisticada quadrilha” que se instalou no governo da múmia.

                Não deixa de ser um marco a ser festejado, o fato de que todos os denunciados responderão por pelo menos um crime e alguns por vários. São réus. O acinte e o deboche que Delúbio, Genoino, Dirceu, Marcos Valério e tantos outros com suas mentiras e distorções  brindaram os brasileiros terá que vir à tona durante os processos e aí então, esperemos, que a verdade seja estabelecida. Durante a CPI dos Correios foram muitas as oportunidades em que me senti envergonhado de ser brasileiro. Minha indignação sempre esteve expressada nesse pequeno espaço que ocupo todas as semanas.

                Uma coisa ainda não está esclarecida e provavelmente nunca será, ainda que tenhamos a suspeita, quase certeza, de que o presidente Lula sabia de tudo. Tanto é verdade que o ex-deputado Roberto Jefferson vai pedir sua cassação, pois   de acordo com a sua assessoria, agora que o caso ganhou corpo de um processo no STF, o presidente do PTB planeja entrar com uma denúncia pedindo a abertura de processo contra Lula por crime de responsabilidade, o que pode resultar na abertura de um processo de impeachment. Na avaliação do advogado de Jefferson, agora que Zé Dirceu responde formalmente a processo por corrupção ativa e formação de quadrilha, estariam preenchidas as condições para pedir a abertura de um processo para investigar a eventual responsabilidade do presidente. “Todos trabalhavam para a obtenção da governabilidade. Nenhum deles trabalhou para si mesmo”.

                Os “quarenta ladrões” estão cercados, agora só falta pegar o Ali Babá.

Dupla de Patifes – O senador, pecuarista, empresário no setor de comunicações, fazendeiro, industrial no ramo de refrigerantes e falsário, Renan Calheiros e que ainda acumula a função de presidente do Senado brasileiro é um calhorda da pior espécie. E, “diga-me com quem andas que te direi quem és”, vive rodeado de gente da mesma laia. Renan não tem amigos. Está cercado de  asseclas, apaniguados, venais e outras aberrações. E essa turma de idiotas ainda não percebeu que para atingir seus objetivos, Renan é capaz de trair. Ou não traiu a mãe de seus filhos? Na verdade isso é um problema familiar a respeito do qual não temos nada a ver. A coisa passa a ser da nossa conta quando o presidente do Senado usa o dinheiro de um lobista para pagar a pensão da filha desse relacionamento extraconjugal. Usando de toda a força e prerrogativas que o cargo lhe confere, Renan vem ameaçando, adiando e pressionando seus pares. Agora inventou a tal votação secreta no Conselho de Ética para tentar se livrar. Não colou. O relatório dos senadores Renato Casagrande e Marisa Serrano – eu sinto orgulho de ter votado nela – é demolidor. Já o  sequaz Almeida Lima, a outra ponta do triunvirato de relatores, preferiu fazer um relatório à parte inocentando o marginal.

                Questionado sobre o processo de votação no conselho, Almeida Lima também foi taxativo e reafirmou sua posição favorável ao senador “ser a favor do voto secreto é ser a favor da Constituição”., mostra que o pulha é tão aético quanto o mentiroso Renan Calheiros. Portanto no mínimo é conivente nas irregularidades que imputam seu mentor, dessa forma deve ser, a bem da moral e dos bons costumes, também ele julgado pela Comissão de Ética.

                O cidadão de bem, que paga seus impostos para manter nababescamente esse bando de malfeitores, insultado em sua inteligência, exige que o Senado tenha um atitude, como está tendo o poder Judiciário, com a quadrilha que tinha como sede o Palácio do Planalto.

Pinocchio – Lula declarou em entrevista ao “Estadão” que não disputará um “suposto” terceiro mandato nem que o povo implore. Alguém ainda acredita nesse sacripanta? Mesmo que ele tente, a sociedade não deixaria. Ninguém agüenta mais. Saí fora, sapo barbudo!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete