29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Lobos devoradores – Por Eloir Vieira

2015-03-20 08:30:00

Disse Jesus: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Mateus 7.15).

O Senhor Jesus comparou os falsos profetas, com “lobos vestidos como ovelhas” para enganar e devorar as descuidadas. As ovelhas descuidadas são pessoas que estão na igreja, mas não estudam a Bíblia; e se estudam não se firmam, não praticam a palavra; e por isso são enganadas: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mt 22.29). Os falsos profetas são pessoas que Deus já havia resgatado do pecado; andaram nos caminhos do Senhor, mas se desviaram da fé, dando ouvidos a “espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”; deixando a verdade do evangelho de lado, passaram a exercer disfarçadamente uma falsa doutrina: “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (1ªTm 4.1,2).

Houve muitos falsos profetas no Antigo Testamento. Eles profetizavam somente o que o rei e o povo desejavam ouvir, reivindicando ser a mensagem de Deus. Hoje, também há falsos profetas. Jesus disse que é necessário nos precavermos contra aqueles cujas palavras soam como religiosas, mas que, na realidade, são motivadas por dinheiro, fama e/ou poder. Podemos facilmente identifica-los, porque, em seus ensinamentos, minimizam a Cristo e glorificam a si mesmos. O seu destino final é o fogo eterno: “Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo” (Mt 7.19).

Eles estão nas seitas ou infiltrados nas igrejas de Cristo. Porém, não têm vida longa:“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição” (2ªPe 2.1). É preciso estar atento: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1ªJo 4.1) – “Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mt 7.16).

Os falsos profetas aparentam ser bons e morais. Com um discurso suave citam versículos da Bíblia, e as pessoas que não conhecem a verdade seguem esses lideres e são alienadas de suas famílias e levadas à práticas de imoralidade e ao engano: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras” (2ªCo 11.14,15).

Gananciosos, fazem dos seus seguidores sua fonte de renda, usando versículos bíblicos, torcendo a verdade para legitimar as suas heresias. Porém, a punição de Deus não tardará: “E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (2ª Pe 2.2,3). No dia do encontro com Deus, haverá muitas surpresas: “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7.22,23). “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete