26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

"Nascer de novo para entrar no céu?" por Eloir Vieira

2014-11-13 10:33:00

Para entrar no Reino de Deus é preciso nascer de novo: “E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (João 3.1-3).

Nicodemos não entendeu o significado daquelas palavras: “Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?” (JO 3.4). Nicodemos, príncipe dos judeus, mesmo sendo um mestre, não tinha discernimento sobre uma condição tão relevante para a salvação: “Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?” (JO 3.10). “Erramos, por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus” (MT 22.29).

A Bíblia ensina que por mais que alguém seja religioso e membro de uma igreja, todo homem natural precisa nascer do Espirito Santo: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (JO 3.5-7).

Para compreender as coisas espirituais, precisa nascer do Espírito, pois enquanto natural, não discerne as coisas espirituais e estas lhe parecem loucura: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1CO 2.14).

Toda pessoa nasce da vontade humana. Naturalmente carnal descendente de Adão que foi formado da terra, recebeu o fôlego de vida e se tornou alma vivente (GN 2.7). O homem natural, veio da terra e por ele entrou o pecado em toda a raça humana, por isso que todos nascem pecadores e destituídos da glória de Deus (RM 3.23).

Jesus não veio da vontade humana, mas da vontade de Deus; foi concebido pelo poder
do Espírito Santo no ventre de uma virgem (LC 1.35). Jesus veio para vivificar o homem natural. Quem recebe a Cristo, se converte e torna-se filho de Deus (JO 1.12,13). Por meio do seu Espírito, Jesus vivifica a todos que entregam sua vida a Ele (1CO 15.45-50).

Depois do batismo com água, Jesus batiza com o Espírito Santo (LC 3.16) capacitando com poder o arrependido para se converter e fazer a vontade de Deus. E batiza com fogo no dia do Juízo os que não creram e não receberam a Cristo como Único e suficiente Salvador (LC 3.17). Fogo inextinguível, onde as chamas nunca se apagam e os vermes nunca morrem (MC 9.43,44). Então, não fique admirado com essa mensagem de alerta de que é preciso nascer de novo para ser salvo. Jesus está dizendo que para entrar no Reino de Deus a pessoa precisa se converter dos seus pecados: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”. Jesus te ama! 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete