32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Editorial “Usina” por Clesio Ribeiro

2007-11-27 13:19:00

A reunião em Campo Grande sobre a instalação de uma usina de álcool em Amambai foi animadora. É o que avaliam os que estiveram participando. A audiência com o governador André Puccinelli reuniu representantes dos municípios (prefeitos,  vereadores e outros segmentos) e empresários do setor sucroalcooleiro de molho em Mato Grosso do Sul. Foi, segundo os participantes, o maior compromisso nesse setor, já firmado em todo mundo. Serão 43 indústrias instaladas no Estado nos próximos 4 anos, e Amambai está inserido nesse investimento.

Conforme o prefeito Sergio Barbosa, a intenção do município é começar o plantio de cana no município até março, já que o período para esse plantio vai de dezembro até março, e tanto o município, quanto o empresário, têm interesse em agilizar o processo para não perder um ano na produção.

É um processo longo, mas o otimismo é grande. A partir desse protocolo de incentivos fiscais firmado entre o Estado e empresários do setor, o próximo passo ficará à cargo dos empresários que terão que apresentar ao governo vários os projetos ambientais, estruturais e econômicos para obterem a aprovação e seguidamente viabilizar os financiamentos necessários.

A parte que cabe ao município está sendo feita, garante o prefeito Sergio Barbosa. As estradas têm que estar em boas condições, pontes arrumadas e, claro, ter a matéria prima para abastecer a usina. O processo é longo. Não é um investimento que acontece de uma hora para outra.

Amambai vislumbra um futuro promissor. A nossa própria cultura local, que é baseada na soja e pecuária, atravessa um bom momento, com boas perspectivas de produção e ótimos preços de mercado. A instalação de uma usina de álcool em Amambai é um ingrediente importante a mais no processo de desenvolvimento econômico da cidade. Temos que torcer, com otimismo, para que tudo ocorra bem e que os investimentos comecem a surgir já em 2008.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete