24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

"Salvos pela graça! Não pela lei!" por Eloir Vieira

2014-10-30 10:15:00

Após a libertação do povo da escravidão no Egito, Deus encarregou Moisés a estabelecer uma série de regras aos israelitas, sobre o que deviam e não deviam fazer, bem como os tipos de punições para os infratores. Também foi determinado realizar sacrifícios de animais inocentes e puros sem mancha, para expiação de pecados. A partir de Jesus, vivemos o tempo da graça! Além dos israelitas, todos os seres humanos alcançam salvação por meio do sacrifício de Jesus, sendo libertos da opressão do maligno e das obras da lei que se cumpriram em Cristo.

Se fossemos salvos pelas obras da lei, então Jesus morreu em vão! Por mais que tentemos obedecer rigorosamente a cada regra, a cada item da lei, não alcançamos a salvação. Pois a salvação é de graça, pela fé em Jesus Cristo:“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gálatas 2.16).

Entretanto, a fé deve estar acompanhada de obras: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? (Tiago 2.14); “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (17). Tiago fala de obras da fé, e não obras da lei! Nem de alguma obra ou sacrifício a fim de conseguir a salvação, pois a salvação já está disponível a todos pelo sacrifício de Jesus Cristo.

As obras da fé que Tiago fala, estão na mudança de comportamento: renúncia ao pecado, por uma vida de obediência a Deus. A exemplo de Abel que era justo (HB 11.4), ao contrário do seu irmão Caim que suas obras eram más (1JO 3.12); a exemplo de Abraão, que obedeceu seu chamado mesmo sem saber para onde ia (GN 12.1; HB 11.8). Abraão ofereceu seu filho Isaque, quando foi provado e recebeu as promessas de Deus (GN 22.10; HB 11.17). Fazer a vontade de Deus e não a nossa, são obras de fé!

A fé em Deus leva a pessoa abrir mão dos prazeres da carne, conforto do lar e riquezas materiais, por uma vida simples, humilde, mas cheia de boas obras e ações de graça: “Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa” (HB 11.24-26). Uma eternidade de descanso e paz é melhor do que uma vida regada de prazeres pecaminosos por um pouco de tempo. Não sabemos quantos dias viveremos nesta vida curta!

Cada um que crê e se arrepende dos pecados, vivendo pela fé em Cristo, é salvo pela graça e de graça, não por cumprir as antigas obras da lei: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (CL 2.16-17).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete