32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

"Qual a importância do Batismo?" por Eloir Vieira

2014-09-25 09:57:00

O batismo nas águas acontece quando alguém se arrepende dos seus pecados. O objetivo é receber o perdão e os dons do Espírito Santo. Esta prática iniciou-se com o batismo do próprio Senhor Jesus, seguido pelos apóstolos: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (AT 2.38).

João Batista batizava as pessoas com água. Este batismo é um sinal de purificação, indica que alguém se arrependeu de seus pecados, pediu perdão a Deus e decidiu viver como Ele quer.
O batismo é um sinal exterior de compromisso. Significa morrer para o pecado, sepultamento do pecado e ressuscitar para uma nova vida em Cristo Jesus; disposição de viver de acordo com a vontade de Deus e identificação com o povo da aliança de Deus.

Mas, para ser eficaz, deve ser acompanhado por mudança de pensamentos e atitudes; isso conduz a uma nova vida, obra do Espírito Santo. Depois do batismo com água, Jesus batiza com o Espírito Santo e com fogo. Dizia João Batista: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (MT 3.11).

João disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Isto apontava para frente, para o Pentecostes (AT 2) quando o Espírito Santo seria enviado por Jesus e capacitaria os seus seguidores a pregar as Boas Novas. O ministério de João simboliza a obra do Espírito Santo, que traz o juízo de Deus sobre todos aqueles que se recusam a converter-se de seus pecados. Um dia todos serão batizados: agora, pelo Espírito Santo ou, mais tarde, pelo fogo do juízo de Deus.

Jesus foi crucificado no período da Páscoa e ascendeu aos céus 40 dias após sua ressurreição. O Espírito Santo veio 50 dias após a ressurreição, dez dias após a ascensão de Jesus. Conforme havia prometido, Jesus batizou seus discípulos com o Espírito Santo: “Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”. “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (AT 2.1-4). Jesus havia prometido enviar o Espírito Santo aos seus discípulos (JO 14.16-31). E foi derramado à toda a carne, conforme a promessa de Deus (Joel 2.28). E está disponível a todos que crerem e se arrependerem dos seus pecados.

Após o batismo com água, que simboliza o arrependimento de alguém e entrega de sua vida a Deus, Jesus o batiza com o Espírito Santo. E assim, todos pertencem a um só corpo, o corpo de Cristo: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito” (1CO 12.13). Você já se arrependeu? Morreu para o pecado e Já recebeu os dons do Espírito Santo? Já foi batizado por Jesus e vive em comunhão com Ele? Se ainda não, não perca tempo, amanhã poderá ser tarde demais e Deus não quer te perder! 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete