26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Editorial “A Gazeta: função social” por Clesio Ribeiro

2007-08-08 11:13:37


                A matéria divulgada na edição anterior sobre uma família que vive em situação de miséria causou comoção na sociedade. O envolvimento de organismos públicos em relação ao problema assim que ele foi divulgado foi rápido. A prefeitura municipal providenciou ajuda e vai estudar a integração dessa família em programas sociais. O Ministério Público determinou ao Conselho Tutelar que acompanhe o caso, e a sociedade, através de doações em alimentos, calçados, roupas e até utensílios domésticos, procurou o Jornal para colaborar. A Gazeta, através do repórter Vilson Nascimento, cumpriu com uma de suas funções que é o lado social.

                A família é composta pela mãe e nove filhos com idades entre 5 e 16 anos. Na casa não haviam móveis, energia elétrica e nem água encanada, pouco alimento e o hábito de higiene e limpeza não têm prioridade por questões óbvias. A mãe trabalha de doméstica e recebe 250 reais, que somados com a pensão do filho deficiente mental de 13 anos, mal dá para comprar comida.

                Essa é a família ideal para estar sendo assistida pelo poder público. A prefeitura está olhando pelo caso e vai ajudar. O Conselho Tutelar estará atento para garantir os direitos básicos que o Estado tem como obrigação de oferecer, que é a saúde, educação e o lazer. São crianças que precisam de uma luz para um futuro melhor. De imediato a sociedade se comoveu e ajudou, mas agora precisa esse acompanhamento contínuo.

                Infelizmente retratos semelhantes se repetem em outras regiões de Amambai, em qualquer cidade, e em qualquer parte desse País. Famílias que até já perderam a esperança de um futuro melhor, e crianças, que muitas vezes são vítimas de adultos “mal intencionados” que se aproveitam até sexualmente dessa triste realidade.

                A sociedade em geral já colabora para acabar com esse tipo de situação, através de seus tributos, que deveriam ser investidos para oferecer melhor qualidade de vida a quem necessita, no caso, essas famílias que vivem em situação de miséria, com atendimento social, assistência à saúde, à educação e, no futuro, oportunidade de trabalho. O Jornal A Gazeta agradece à todos que se comoveram e ajudaram de alguma forma. Esse é o segundo principal mandamento cristão: ajudar o próximo, e é um compromisso social de todos!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete