33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

O Dilema do Preconceito! – Pr Walnier

2014-06-04 11:20:00

Talvez esse seja um dos termos mais discutidos, falados, polemizados de nosso tempo, pois trata do centro comportamental da nossa sociedade atual. Na verdade o termo tem sido tão discutido, abordado que talvez até perdeu seu real significado, pois preconceito não anula a discussão, visto que ele é um fim, não o meio, e eu explico: O preconceito é quando se determina algo errado ou certo após ou não muita discussão, ou seja, para mim é assim e acabou; define-se algo sem muito conhecimento. Posso afirmar sem errar que é a arma da ignorância, do preguiçoso de pensar, de refletir.

Seria a bíblia ou Deus preconceituosos? Bem, se você pensar do ponto de vista legalista, ou seja, está escrito e acabou, sim, eles são! Mas se você partir do principio da análise de princípios e valores, você terá uma clara constatação de que nem Deus e nem a bíblia são preconceituosos, mas sim defendem a dignidade, a justiça e proteção do do ser humano. Olhe por exemplo o que a bíblia diz em Gálatas 3:28:

"Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus."

Note a afirmação do texto: Não há!, ou seja, para Deus todos somos iguais diante Dele e assim devemos nos tratar, como iguais diante do Senhor, isso é um principio e ponto final. Agora vamos pensar, isso quer dizer que Deus ou a bíblia compreendem que tudo está certo? Será que nós devemos pensar assim? Com certeza não, até porque no universo de mentes e pensamentos, nem sempre o que é certo para mim não o é para o outro, assim sendo, a discussão não se deve ser sobre preconceito, mas sim o respeito, esse sim deve ser levado a sério.

Quando se há respeito, não o preconceito, mas sim o conceito será levado em conta com tranquilidade, pois posso ter a compreensão de algo diferente de outras pessoas, e quando há o respeito, de ambas as partes, viveremos num mundo melhor.

A beleza da vida está nas nossas diferenças e ainda amis quando o respeito prevalece em nossas relações, sejam comportamentais, religiosas, culturais e assim por diante. Por exemplo, sou cristão protestante por minhas plenas convicções, não por tradição, imposição, pressão, mas por que eu quero, por saber o que é melhor para mim, e isso pode não ser o pensamento do outro, é uma questão de opção, de escolha, de decisão, que é o que direciona a nossa vida.

Deus os abençoe!


Pr Walnier Wagner de Araújo Costa
Igreja Batista Central em Amambai

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete